DILERMANDO DE AGUIAR ATINGE OS 100 PACIENTES RECUPERADOS DE CORONAVÍRUS

8cea7ebf 9579 4f49 9144 f2eb5d55fb47 Copia

Um paciente segue internado e número de casos ativos pode aumentar ainda mais até o final de semana

O número crescente de casos de coronavírus atingiu também a pacata Dilermando de Aguiar. Mesmo adotando todos os protocolos de distanciamento social emitidos pelo governo do estado, o pequeno município ultrapassou, nesta semana, a casa dos 110 casos confirmados pela doença. Uma força tarefa, desempenhada pelas equipes de saúde do município desde o início da pandemia, colaborou para que os dados não atingissem números maiores.

Ações emergenciais foram necessárias para conter a propagação do vírus em momentos críticos e para continuar combatendo a disseminação da doença o prefeito Claiton Ilha, mesmo contra a "parada total", não descarta a hipótese de "lockdown". "Vamos, sim, adotar medidas restritivas para outras atividades e até analiso a possibilidade, se mantivermos o aumento nos índices de covid e o descumprimento das medidas já adotadas, ao longo da vigência do modelo de distanciamento controlado, emitido pelo estado, de implementarmos o toque de recolher em todo o município para evitar o pior", declarou o prefeito.

A administração municipal solicita que os pacientes infectados permaneçam em isolamento domiciliar, conforme termo assinado, e que os possíveis casos suspeitos mantenham o distanciamento social, façam o uso de máscaras de proteção facial e de demais medidas de precaução instituídas em Decretos e protocolos. Em casos de suspeita da doença, o paciente deve procurar um atendimento imediatamente. "Precisamos continuar nos cuidando insistentemente. Precisamos usar máscara sempre e evitar aglomeração. Não podemos ficar sem trabalhar", completou o prefeito.

Denúncias sobre aglomerações ou descumprimento das atribuições impostas pela Bandeira Preta poderão ser feitas pelo telefone 3612-4246 (inclusive whatsapp) e para a Brigada Militar, pelo telefone 190, que apoiará a administração municipal na fiscalização e no cumprimento das ações.

VACINAS

Nesta quarta-feira (10/03) teve início a aplicação da segunda dose da vacina contra o covid-19 para os idosos acima dos 80 anos. Os idosos estão sendo contatados pela secretaria municipal da saúde informando o dia e o horário para a aplicação do imunizante. O secretário municipal de saúde, Upiragibe Ferrari Pinheiro, alerta aos idosos que é necessário comparecer na UBS Central com a Carteira de Vacinação e documentos de identificação como o CPF, para fazer a segunda dose da vacina. "Em breve as vacinas chegarão a todos os dilermandenses. É necessário aguardar a divulgação do cronograma de vacinação para que não ocorra aglomerações desnecessárias na UBS Central", completou o secretário.

Já foram vacinados com a primeira dose, 44 servidores da área da saúde e 115 idosos incluindo os idosos acima de 80 anos e os acamados acima de 60 anos. A segunda dose da vacina já contemplou 38 servidores da área da saúde.

ATUALIZAÇÃO DOS CASOS

O último boletim epidemiológico do município, divulgado na manhã de quarta-feira (10/03), contabiliza 09 casos ativos de coronavírus, incluindo um paciente que necessitou de hospitalização. A secretaria confirma que desde o início da pandemia até o momento, 114 pessoas foram infectadas pela Covid-19, porém, 102 destes casos são pacientes recuperados da doença, 03 casos evoluíram à óbito e, atualmente, 12 casos são considerados suspeitos.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista

Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA