Comemorações marcaram o dia letivo da escola

Uma grande festa e muitas homenagens marcaram as comemorações dos 78 anos da Escola Estadual Rocha Vieira, em Dilermando de Aguiar. O evento foi prestigiado por pais, estudantes, professores, autoridades, além de ex-alunos e funcionários da unidade de ensino.

Para tornar esta a ainda mais especial, os professores e os alunos desenvolveram atividades de resgate da história da unidade escolar. Foi produzido uma apresentação com imagens e informações relacionadas desde o período de sua fundação até os dias atuais. O diretor Daniel Beck, que está na gestão da escola há dois anos, destaca a importância da escola para o aprendizado das crianças dilermandenses. “Há 78 anos a escola Rocha Vieira vem educando crianças e ajudando a construir um futuro novo para os alunos do município e da região”, ressaltou o diretor.

A festa de comemoração, realizada na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro, contou com a presença do presidente da câmara municipal de vereadores, Elizandro Brasil, da Diretora da EMEF Valentim Bastianello, da secretária municipal de educação, Marilei oliveira e do prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB). Na ocasião, os alunos entoaram o Hino Nacional Brasileiro e acompanharam, atentos, aos relatos dos ex alunos, dos professores e das autoridades convidadas .

Para a professora Eliane Rocha, que atualmente leciona para os alunos das séries iniciais, participar deste momento traz muita alegria e boas memórias. “Vivemos momentos de muita emoção. Fui alfabetizada nesta escola e hoje tenho dois filhos que aqui estudam. Amo meu trabalho e sou feliz por lecionar", declarou, emocionada, a professora.

Segundo o diretor, a data fará parte do calendário interno da escola para ser também comemorada nos próximos anos.

História

A Escola Rocha Vieira foi fundada no dia 12 de novembro de 1940 com a denominação de Grupo Escolar Rocha Vieira, em um terreno doado pelo senhor Otacílio Rocha. Na época foram criadas 04 séries e a primeira diretora foi a senhora Leda Oliveira da Rocha. Com o aumento do número de alunos, com o passar do tempo, foi necessário ampliar a escola e aumentar o número de séries. Em 1977 o grupo escolar foi reorganizado para atender mais alunos e passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Rocha Vieira, com oito séries. Atualmente a Escola conta também com o ensino médio, aulas diurnas e noturnas e atende por Escola Estadual de Ensino Médio desde o ano de 1999, quando a secretaria estadual de educação autorizou o funcionamento do ensino médio.

Mais de 220 alunos estudam na escola nos turnos matutino e vespertino. A equipe diretiva é composta pelo Diretor geral da Escola, professor Daniel Beck, pelos vices-diretores de turno, Marizane Keller, Eleodoro dos Santos e Jaime Lima. O corpo docente é formado por 27 professores e 08 funcionários.

Durante os 78 anos de existência a escola colaborou com o crescimento, o desenvolvimento e a educação das crianças, jovens e adultos dilermandenses.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Foto: Arlei Silveira
Assessoria de Comunicação - PMDA

Durante as competições acontecem os jogos rurais, visando o resgate dos esportes rurais
 
Pensando na integração das escolas sediadas no município de Dilermando de Aguiar, a secretaria municipal de educação, através da EMEF Valentim Bastianello promove a XVII edição da Olimpíada Estudantil de Dilermando de Aguiar. Durante a olimpíada acontecerão competições coletivas e individuais e, também, os jogos rurais, visando o resgate dos esportes rurais.
 
A abertura e a primeira etapa das competições ocorreram, quinta-feira, 08 de novembro, na EMEF Valentim Bastianello, na localidade de São José da Porteirinha. Jogos como futebol, vôlei, futsal, corrida do saco, cabo de gerra, tiro ao alvo (com estilingue ou bodoque), além de outros jogos fizeram parte do primeiro dia de competições. A cerimônia de abertura aconteceu no ginásio de esportes da escola e contou com a presença do prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), além de professores e alunos da Escola Estadual Rocha Vieira. Durante a manhã o prefeito acompanhou algumas atividades realizadas pelos atletas.
 
A Olimpíada Estudantil acontece uma vez no ano e tem como objetivo a integração das crianças com o esporte e o lazer. A próxima etapa e a final da competição dilermandense ocorrerá no dia 01 de dezembro, na Escola Rocha Vieira.
 
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Foto: Arlei Silveira

Prefeito Claiton Ilha acompanhou, de perto, os trabalhos da secretaria de obras
 
Visando a melhoria das estradas vicinais do município, a administração municipal de Dilermando de Aguiar, através da secretaria municipal de obras, segue trabalhando para garantir a boa trafegabilidade de veículos nas estradas do interior. Nesta semana as equipes realizam trabalhos de melhorias e manutenção nas estadas das localidades de Grápia e Sotéia. O prefeito, Claiton Ilha (MDB), acompanhou, na tarde de terça-feira, 06 de novembro, o trabalho realizado no entroncamento das estradas de Grápia e Sotéia, em frente à propriedade de Paulo Rigão.
 
“Queremos manter nossas estradas sempre em boas condições, possuímos muitos quilômetros de vias e não é tão simples manter todas sempre em bom estado, principalmente após as chuvas, prejudicando o trabalho já feito”, ressaltou o prefeito, ao destacar o trabalho incessante da secretaria de obras", destacou o prefeito. O trabalho consiste na limpeza de bueiros, a drenagem, o empedramento, o patrolamento e a compactação das vias.
 
Claiton Ilha destaca que a conservação das estradas no município é contínua. “Queremos oferece sempre o melhor serviço ao cidadão, e desta forma estamos trabalhando para garantir que as estradas do município atendam as necessidades de todos os produtores rurais e moradores que trafegam pelo interior”, finalizou o prefeito.
 
Por: Arlei Silveira
Foto: Arlei Silveira
Assessoria de Comunicação
 

Aproximadamente 15 mulheres participam das oficinas
 
Valorizando a produção artesanal e com a missão de desenvolver ações de formação profissional rural, o SEANR, através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, realiza, na localidade de Rincão do Pinheiro, interior de Dilermando de Aguiar, o curso de tecelagem em lã crua. A atividade de promoção social, voltadas ao "homem/mulher rural", apresenta noções básicas sobre a tecelagem em lã crua e contribui com a profissionalização e com a integração do artesão na sociedade. Aproximadamente 15 mulheres participam das oficinas.
 
Ministrado pela instrutora do SENAR, Márcia Viana Durán, o curso aborda temas desde a produção da lã, a lavagem, a cardagem, a fiação o tingimento, o tear e os acabamentos. Destinado aos iniciantes na arte de tecer a partir da produção do fio, exige a prática dos conteúdos, de forma intensa e persistente, até a aquisição de pleno domínio em lã crua.
 
O prefeito Claiton Ilha (MDB) acompanhou, na tarde de terça-feira, 06 de novembro, um pouco do trabalho realizado pelas tecelãs. Foi realizado a cardagem e posteriormente produzido os fios de lãs. As oficinas ocorrem na localidade de Rincão do Pinheiro e seguem até a sexta-feira, dia 09 de novembro.
 
Por: Arlei Silveira
Foto: Arlei Silveira
Assessoria de Comunicação
 

No início da tarde de terça-feira, 06 de novembro, o prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), reuniu-se com o engenheiro da empresa Rumo Logística, Humberto, para solicitar a limpeza e a dragagem de uma vala localizada às margens da linha férrea que cruza o município.

Para o prefeito, a limpeza é necessária para manter o fluxo corrente da água e evitar o acúmulo de água nas vias adjacentes. "A avenida Rocha Vieira é a mais afetada com o assoreamento da vala causando transtornos aos moradores e comerciantes sempre que há grandes volumes de chuva", completou o prefeito.

O pedido incluiu também a solicitação de abertura de um bueiro, sob a linha férrea, para facilitar o escoamento de água. Conforme o engenheiro da Rumo Logística, os serviços de desassoreamento da vala iniciarão dentro de vinte dias.

Por: Arlei Silveira
Foto: Arlei Silveira
Assessoria de Comunicação

Página 1 de 50

Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br