Secretaria Municipal da Agricultura começa mobilização para vacinação contra febre aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2018 em Dilermando de Aguiar começou na terça-feira, 01 de maio. Até o dia 31 de maio, deverão ser vacinados todo o rebanho de bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias.

Os rebanhos brasileiros não apresentam a aftosa há mais de uma década. O último foco da doença no país foi registrado no município de Japorã, no Mato Grosso do Sul, em abril de 2006. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai declarar, oficialmente, o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação em junho.

Após a vacinação de bovinos e bubalinos, o produtor deve fazer a comunicação na secretaria municipal de agricultura. Somente assim, a situação sanitária do rebanho é regularizada. O atraso na comunicação implica na impossibilidade de emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), por um período mínimo de 30 dias.

Upiragibe Ferrari Pinheiro, secretário municipal de agricultura, explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria, dentro dos prazos legais, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”.

Os produtores podem obter mais informações na secretaria municipal de agricultura ou pelo telefone (55) 3612-4251.

Assessoria de Comunicação

Texto: Arlei Silveira

Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br