Prefeitura de Dilermando de Aguiar realiza desassoreamento de riacho

A ação se fez necessária devido a falta de vasão para o escoamento da água

O prefeito Claiton Ilha (MDB) acompanhou na manhã de terça-feira, 12 de junho, o desassoreamento de um riacho que cruza o município e deságua em um açude na propriedade do senhor Adolpho Bolsom, na vila dos Tocos. A limpeza do córrego e a abertura de um novo canal para a drenagem, dentro da propriedade, se fez necessária devido a falta de vasão para o escoamento da água que, em períodos de muita chuva, transbordava e causava alagamentos nas ruas adjacentes.

Devido a falta de limpeza contínua, um grande volume de terra e materiais se acumulou no leito do riacho, causando alagamentos nas imediações. A ação, realizada pela secretaria municipal de obras, conforme o decreto estadual nº 52.701, que institui o Programa Estadual de Estímulo à Limpeza e Desassoreamento dos corpos hídricos superficiais de dominialidade do Estado do Rio Grande do Sul, é mais um compromisso da administração municipal com a comunidade dilermandnese e tem como objetivo minimizar e prevenir os possíveis danos que possam ser causados pelos períodos de chuvas no município, retirando do arroio materiais descartados de forma irregular.

O assoreamento é a acomodação de terra e outros materiais no fundo do leito dos rios, arroios e riachos, o que diminuiu a vazão d'água, causando o alagamento das áreas próximas às margens. Desde o início dos trabalhos de desassoreamento no município, a área de atuação já contemplou uma faixa de 500 metros.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto e foto: Arlei Silveira

Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br