Campanha de vacinação contra a influenza inicia na quinta

 
A partir de quinta-feira (11), Dilermando de Aguiar começará, oficialmente, a campanha municipal contra a gripe Influenza A/H1N1. As doses da vacina estarão disponíveis na Unidades Básicas de Saúde Central, diariamente das 08h às 17h. Devido as obras de reforma e ampliação do prédio da Unidade Básica de Saúde de São José e na intenção de preservar a integridade física da população, não haverá vacinação na unidade.
 
No dia 4 de maio, dia D da campanha, as equipes volantes da secretaria de saúde atenderão as comunidades do interior com o seguinte roteiro:
Equipe 1
08h30 - Cerro do Biscaí - Esquina do Adão Ramos
9h - Cerro da Porteirinha - Escola Desativada
9h50 - Caixa D'Água - Salão Comunitário
10h30 - Grápia - Salão Comunitário
11h15 - Sotéia - Salão Comunitário
 
Equipe 2
08h30 - Rincão do Pinheiro - Salão Comunitário
9h15 - Rincão do Peludo - Salão Comunitáro
9h45 - Campo da Pedra - Salão Comunitário
10h30 - Capão Grande - Salão Comunitário
11h - Capão da Mangueira
 
Equipe 3
08h30 - Picada do Gama - Sabarão
9h15 - Sobradinho - Salção Comunitário
10h - Sarandi - Salão Comunitário
11h - Ricão dos Firminos
 
Equipe 4
10h - São José da Porteirinha - Salão Comunitário
 
O grupo prioritário que deve ser vacinado durante a campanha compreende: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma e artrite reumatoide), indivíduos imunossuprimidos (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia), portadores de trissomias (síndromes de Down e de Klinefelter), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.
 
Sobre a gripe H1N1
A gripe A, também chamada de gripe H1N1, é uma doença causada pelo vírus Influenza A (H1N1), e ficou amplamente conhecido após a pandemia de 2009. Esse tipo de vírus possui genes do vírus Influenza A humano, suíno e aviário e desencadeia um quadro de gripe mais grave quando comparado a outros tipos.
 
Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares. Por ser uma doença que pode causar a morte, é essencial conhecer as formas de se prevenir contra ela.
 
Prevenção
Além da vacina, que é a forma mais eficaz de proteção, outros cuidados podem ser tomados para se prevenir a doença como lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar.
 
--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br