PREFEITURA INICIA A ENTREGA DE MÁSCARAS FACIAIS À POPULAÇÃO DILERMANDENSE

Com o objetivo de proteger e combater o avanço do novo coronavírus em Dilermando de Aguiar, uma equipe, com integrantes da secretaria municipal de saúde e da secretaria municipal de assistência social, iniciou, na manhã de terça-feira (14/04), a entrega da primeira remessa de máscaras faciais confeccionadas no ateliê municipal. Toda a população dilermandense receberá as máscaras reutilizáveis. Já as cirúrgicas e as N95 devem ser reservadas para os profissionais de saúde.

O uso das máscaras caseiras é uma orientação do Ministério da Saúde e que a prefeitura decidiu aderir. A prefeitura prevê uma entrega diária de aproximadamente 200 máscaras e a primeira remessa contempla os comerciantes, trabalhadores ativos, servidores municipais e prestadores de serviço.

Conforme as orientações, as máscaras deverão ser utilizadas quando for necessário sair do isolamento social, para comprar medicamentos ou ir ao supermercado, por exemplo. A recomendação municipal se baseia em estudos científicos internacionais recentes, que apontam que as máscaras faciais servem como medida adicional na prevenção contra o contágio do novo coronavírus.

Para o prefeito municipal, a utilização das máscaras, entretanto, não substitui as principais medidas de prevenção, que incluem a lavagem frequente das mãos com água e sabão, etiqueta da tosse, distanciamento e isolamento social, e a higienização correta das máscaras após o uso. “junto com a máscara a pessoa receberá um folder explicativo, mostrando como usar, quando usar, por que usar e como higienizá-la”, informou o prefeito.

As máscaras são de uso individual e cada morador deverá usar a sua. As pessoas que necessitarem de máscaras faciais para se deslocar para outro município, devem adquirir direto no ateliê municipal. Os demais grupos devem aguardar as entregas que serão realizadas nas residências.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA