Por: Arlei Silveira

O prefeito, Claiton Ilha (MDB), considerando a suspensão do atendimento médico na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São José da Porteirinha, decorrentes das obras de reforma e ampliação do prédio e o pedido do Conselho Municipal de Saúde, que recomenda a adoção de medidas administrativas contingenciais para atender a comunidade do interior durante o período de suspensão do atendimento na UBS de São José da Porteirinha, instituiu, pelo período de vigência do decreto nº 022/2019, o transporte público regular de passageiros no município. O Decreto determina a realização de estudo de viabilidade econômica e dá outras providências.

Tendo em vista a inexistência de transporte público regular que atenda as localidades contidas no decreto, o estudo de viabilidade econômica e a situação de excepcionalidade no transporte público municipal, a administração resolveu implantar 4 roteiros alternativos com o serviço regular de transporte partindo da localidade de Ramada passando por Banhados, Sobradinho, Limeira, Sotéia, Grápia, Sarandi, Picada do Gama, Rincão dos Firminos, Santa Fé e Limeira indo até a sede.

ROTEIROS:

Os roteiros serão semanais, um por semana, seguindo do roteiro 1, 2, 3 e 4 subsequentemente, todas as quintas-feiras e, num primeiro momento, as passagens serão gratuitas.

ROTEIRO 01 - 
Saída: Da localidade de Banhados, às 07h, da frente da residência Sr. Nestor, passando por: Sarandi (Bar da Sra. Solange Frescura), Sobradinho, Picada do Gama (Pedreira), Cerro da Porteirinha, Cerro do Biscaí até a Sede. 
Retorno: Da Sede (praça central) as 15h30, percorrendo o caminho inverso, até a frente da residência Sr. Nestor localidade de Banhados.

ROTEIRO 02- 
Saída: Da localidade de banhados, às 07h, da frente da residência Sr Nestor, passando por: Banhadinho, Sotéia, Grápia, BR158, São José da Porteirinha, Corredor dos Reis, Biscaí e Sede. 
Retorno: Da sede(praça central) às 15h30, percorrendo o trajeto inverso, até a frente da residência Sr. Nestor localidade de banhados.

ROTEITO 03- 
Saída: Da localidade de Banhados, às 07h, da frente da residência Sr. Nestor, passando por: Sarandi (Bar da Sra. Solange Frescura), Sobradinho, Picada do Gama (Pedreira), Cerro da Porteirinha, Cerro do Biscaí ate a Sede. 
Retorno: Da Sede (praça central) às 15h30, percorrendo o caminho inverso, até a frente da residência Sr. Nestor localidade de Banhados.

ROTEIRO 04- 
Saída: Da localidade de Banhados, às 07h, da frente da residência Sr. Nestor, passando por: Rincão dos Firminos Sobradinho, Santa Fé, Limeira, Grápia, Cancha do Pique, Chácara, Biscaí, até a Sede do município(praça central). 
Retorno: Da Sede (praça central) às 15h30, percorrendo o caminho inverso, até a frente da residência Sr. Nestor localidade de Banhados.

Para o prefeito Claiton Ilha o transporte coletivo no município é um grande desafio. “Sabemos que iremos necessitar de ajustes e sugestões serão bem vindas. Nosso maior objetivo é que as pessoas fiquem menos tempo possível dentro do ônibus. Com o tempo vamos ajustando as rotas para facilitar e diminuir o tempo dentro do ônibus”, completa o prefeito.

A ação do governo resgata o direito dos cidadãos de usufruírem do transporte coletivo, viabiliza o acesso ao comércio local, aos órgãos públicos, e à nova sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) Central.

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Por: Arlei Silveira

Com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado e de maior acomodação para os munícipes e aos servidores públicos, O prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), assinou na sexta-feira, dia 29 de março, o contrato de reforma e ampliação do prédio da sede administrativa da prefeitura municipal. Participaram do evento secretários, diretores, servidores e os representantes da empresa vencedora da licitação, Carla Gireli.

Segundo a responsável pela reforma o prédio apresenta paredes rachadas e corroídas, forro em péssima situação, piso inadequado, banheiros sem condições, instalações elétricas totalmente antigas e sem padronização de tomadas. A partir de agora o prédio ganhará novo forro, piso adequado, ampliação de salas e corredores, nova sala para a secretaria de administração, padronização da rede elétrica, nova recepção, e banheiros adaptados.

O início das obras, está previsto para até 05 dias após a assinatura do contrato, e seu término estimado para até a última quinzena do ano de 2019. O custo total da obra é de R$: 502.123,61 reais, valor que esse que será custeado com recursos próprios.

Conforme o prefeito Claiton Ilha era humanamente impossível trabalhar no antigo prédio e a reforma e a ampliação eram de extrema urgência. "O prédio é uma construção muito antiga, assim com o passar do tempo acabou se deteriorando muito e jamais recebeu uma reforma desse porte. A intenção é deixar um excelente ambiente onde a população seja atendida da melhor forma possível e que os funcionários tenham as melhores acomodações possíveis para o bom desempenho de suas funções, além de tornar o prédio mais seguro e funcional", concluiu o prefeito.

Com a construção da nova sede administrativa, toda a população será beneficiada, garantindo-se assim, no município, um atendimento de qualidade. Durante o prazo de reforma a administração municipal, assim como o gabinete do prefeito, funcionará em um prédio em frente ao da atual prefeitura.

 

Mais imagens em nosso facebook

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de qualificar o atendimento da saúde básica da população, realizou a entrega de mais uma obra concluída no município. Trata-se da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, ao lado da prefeitura. Num trabalho desenvolvido com compromisso e respeito, a administração municipal concretizou um dos projetos de seu plano de governo.

A estrutura, totalmente adaptada aos portadores de necessidades especiais, teve um investimento de mais de 750 mil reais, possui mais de 300 m² de área útil e conta com sala de espera, sala de imunização, sala de curativos, sala de coleta, diversos consultórios (entre eles um destinado ao atendimento odontológico), sala de esterilização, sala de inalação, central de dispensação de medicações (farmácia), copa, depósito e sanitários com acessibilidade.

Em sua fala, o prefeito municipal Claiton Ilha (MDB) enalteceu a importância da nova sede da UBS e destacou os investimentos destinados à pasta. "A inauguração da UBS é um sonho sonhado em conjunto, com apoios, com determinação e com respeito ao nosso povo. Em breve estregaremos também a nova UBS de São José da Porteirinha uma obra importante para as comunidades do interior. Serão quase 100 mil reais de investimentos" comentou o prefeito. As obras na UBS de São José já iniciaram e para manter a integridade física dos pacientes a administração municipal resolveu suspender o atendimento médico pelo período aproximado de 30 dias.

Durante o evento também ocorreu a entrega de dois automóveis, 0 km, à secretaria municipal de saúde que juntos somam quase 100 mil reais. Assim, a administração municipal, pensando e agindo por uma saúde com mais qualidade no município, investiu nos últimos meses quase 1 milhão de reais na área da saúde.

Um coquetel e uma visita à nova unidade encerraram o ato de inauguração. Participaram do ato de inauguração o prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), a primeira-dama, Rosangela Deprá Ilha, da secretária municipal de saúde, Barbara Leão de Brum, demais secretários de governo, diretores, assessores, servidores da administração pública, vereadores, representantes e lideranças políticas, a prefeita de São Pedro do Sul, Ziânia Bolzan e a comunidade em geral.

Confira mais imagens em nosso facebook

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A comunidade católica da localidade de São José da Porteirinha, no interior de Dilermando de Aguiar, realizou no domingo, dia 25 de março, a XV Festa em honra a São José, padroeiro da comunidade.

O evento teve início às 10h com missa festiva. Na celebração, presidida pelo padre Gildo Brandt, pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, vários temas foram abordados. O padre agradeceu todas as pessoas e as famílias que participaram da organização do evento e enalteceu a importância de todos no crescimento e no desenvolvimento da comunidade de São José da Porteirinha.

Ao meio dia foi servido um delicioso almoço para quase 300 pessoas. À tarde ocorreu sorteio de brindes, brincadeiras e uma reunião dançante animada pela dupla Duplo Astral de Santa Maria. Pessoas de cidades vizinhas como Santa Maria, Formigueiro, Jaguari e Cacequi chegaram cedo para garantir um bom local à sobra das árvores e apreciar a festa.

Durante todo o dia ocorreu a demonstração de produtos. A empresa Suzi Colchões & Acessórios, representante da Eko7, prestigiou o evento apresentando seus produtos e sorteando brindes. Suziane Costa Culau, proprietária da empresa, destacou a importância das festas nas comunidades do interior. "Participamos de outras festas no município e por onde passamos vimos a população empenhada em fortalecer a comunidade e a administração municipal incentivando o desenvolvimento local. Queremos participar deste fortalecimento oferecendo qualidade de vida, tanto para os moradores do interior como aos da cidade, e estimular o cultivo da identidade de cada localidade. A comunidade de São José da Porteirinha está de parabéns, concluiu Suzi, que dispõe de quase 50 produtos na linha para o auxílio no dia a dia do consumidor, além de aumentar a qualidade de vida. O principal produto, de qualidade certificada, são os colchões ergonomicamente corretos para coluna e as articulações.

Também prestigiaram o evento o prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), a secretária municipal de assistência social, Luciane Trindade,  o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Inacio Paim Teixeira, diretores de secretarias, vereadores e comunidades vizinhas.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Aulas já iniciaram

A atenção e a concentração marcaram o primeiro dia de aula dos Cursos de Qualificação Profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Desenvolvimento Social e Cidadania e o CRAS (Centro da referência da Assistência Social) de Dilermando de Aguiar em parceria com o Projeto Crescer Para a Vida e a Digital TI Consultoria e Treinamento. Mais de setenta (70) pessoas participaram, na tarde de segunda-feira (18), da primeira aula, ocorrida no CTG Herdeiros da Tradição.

O prefeito Claiton Ilha (MDB) participou da aula inaugural e elogiou a participação da comunidade que compareceu à aula e destacou a importância da qualificação profissional. "Além de abrir portas para o mercado de trabalho, os cursos propiciam mudança de vida além de conhecimento e crescimento pessoal. Ao se capacitar, o aluno se torna um profissional diferenciado, que vai prestar um serviço de melhor qualidade e agregar valor por meio do seu trabalho à sociedade", disse Claiton.

Os cursos de qualificação profissional, em diversas áreas, são gratuitos e com direito a certificado de conclusão ao final do curso. A prefeitura juntamente com o projeto Crescer Para a Vida e a Digital estão oferecendo à população os cursos de: Atendente de Farmácia; Secretariado Administrativo e Contábil; Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente; e Operador de Caixa. As aulas, presenciais e intensivas, acontecem no período da tarde e da noite no CTG Herdeiros da Tradição e encerram-se na sexta-feira (22). Segundo Rodrigo Souza Silva, Diretor do projeto não haverá custo com o material didático.

🔵Confira o cronograma de Aulas🔵

✔️Cursos da Tarde - Das 13h30 às 17h30
- Atendente de Farmácia - dias 18 e 20 de março - Segunda e quarta
- Secretariado Administrativo e Contábil - dias 19 e 21 de março - Terça e quinta
- Operador de Caixa - dia 22 de março - Sexta-feira

✔️Cursos da Noite - Das 18h30 às 22h30 
- Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente - Dias 18 e 20 de março - Segunda e quarta
- Secretariado Administrativo e Contábil - dias 19 e 21 de março - Terça e quinta
- Operador de Caixa - dia 22 de março - Sexta-feira

O projeto pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para o comércio, empresas e indústrias da região.

 

Mais imagens em nosso facebook

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br