Na manh√£ de ter√ßa-feira, dia 04 de junho, a secretaria municipal da fazenda entregou mais um pr√™mio do sorteio municipal do programa Nota Fiscal Ga√ļcha.

O valor de R$ 150,00 foi entregue pelo diretor municipal da fazenda, Juliano Ravazzi e pela fiscal tributário do município, Fabiane Pinton, ao senhor Flávio Luis Garcia.

Para participar dos sorteios basta informar o CPF (previamente cadastrado no programa Nota Fiscal Ga√ļcha) ao realizar suas compras no com√©rcio dilermandense. S√£o dois sorteios mensalmente, um de R$ 100,00 e outro de R$ 150,00 al√©m de concorrer a outros sorteios estaduais.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto e fotos: Arlei Silveira

Com o intuito de proporcionar mais segurança e melhorar a trafegabilidade aos moradores do interior, a prefeitura municipal de Dilermando de Aguiar, através da secretaria municipal de obras, segue com as obras de manutenção e reparo na ponte do Empedrado, importante elo de ligação entre as localidades de Sotéia e Capão Grande.

O prefeito Claiton Ilha acompanhou, na manhã de segunda-feira, 04 de junho, o trabalho realizado pela equipe. Foram realocadas as vigas de contenção, empedrado as cabeceiras da ponte e concretadas as colunas de sustentação. Conforme o secretário municipal de obras, Anderson Pulhese, que participa dos trabalhos, ainda está previsto a troca do assoalho da ponte e das tábuas guias. "Em no máximo 2 dias queremos liberar a ponte totalmente para o tráfego", concluiu o secretário.

O prefeito Claiton Ilha destaca que a conserva√ß√£o das estradas no munic√≠pio √© cont√≠nua, bem como de pontes e bueiros. ‚ÄúQueremos oferece sempre o melhor servi√ßo ao cidad√£o, e desta forma, juntos, estamos trabalhando todos dias para oferecer estradas de qualidade e dando mais comodidade e seguran√ßa √† nossa popula√ß√£o‚ÄĚ, declarou o prefeito.

Ao meio prefeito, secretário e os servidores da secretaria municipal de obras participaram de um almoço no local da obra.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira
Fotos: Arlei Silveira/Claiton Ilha

Os delegados e os gestores de prefeituras e de entidades que fazem parte do Corede Central(Conselho Regional de Desenvolvimento), realizaram na tarde de quinta-feira, dia 24 de maio, no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma assembleia regional ampliada para definir os seis projetos que irão compor a cédula de votação na Consulta Popular do Rio Grande do Sul em 2018. definiram as áreas na tarde desta quinta-feira (24), no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Além das áreas, os participantes também definiram o percentual de recursos que caberá a cada um dos projetos se eleitos pela população. A votação ocorrerá de 26 a 28 de junho. Dos seis projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, somente as três mais votadas receberão os investimentos. O mais votado receberá 50%; o segundo 30%; e o terceiro 20%.

O Delegado eleito, representando Dilermando de Aguiar, chefe de gabinete e secret√°rio municipal de agricultura, Upiragibe Ferrari Pinheiro, destacou a import√Ęncia desta vota√ß√£o e, principalmente, da pr√≥xima, na qual a popula√ß√£o vai escolher quais √°reas o Governo do Estado deve priorizar. ‚ÄúEste √© um momento de extrema import√Ęncia para a Consulta Popular, pois vamos indicar quais temas acreditamos que o governo do estado deve investir os recursos", disse o delegado.

Antes da vota√ß√£o, os participantes puderam ouvir um pouco dos projetos indicados pelas assembleias microrregionais e, ainda, puderam defender quais as propostas entendiam ser de maior relev√Ęncia para a sociedade.

De acordo com o presidente do Corede Central, Caio Jord√£o, essa vota√ß√£o e a escolha dos projetos √© determinante para o progresso das cidades como Dilermando de Aguiar, situadas no centro do estado. ‚ÄúEstamos aqui para propor o que entendemos ser importante para a Regi√£o Central e para o seu desenvolvimento. Este dinheiro que pode ser investido precisa ser bem aplicado‚ÄĚ, ressaltou Jord√£o.

Participaram da Assembleia Ampliada, os delegados escolhidos nas Assembleias Microrregionais, os membros da Comiss√£o Regional, os prefeitos, os presidentes das C√Ęmaras de Vereadores, os presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento, os dirigentes m√°ximos dos √≥rg√£os regionais, estadual e federal, al√©m dos representantes das universidades, dos ex-presidentes dos Coredes, dos presidentes e ex-presidentes dos Cons√≥rcios das microrregi√Ķes e a dire√ß√£o executiva do Corede.

CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular √© institu√≠da por lei e √© um processo em que a popula√ß√£o tem oportunidade de definir onde o Estado ir√° investir parte de seu or√ßamento. Neste ano, ser√£o disponibilizados R$ 80 milh√Ķes para a Consulta Popular, que ocorre em seis etapas: Assembleia Regional Inicial; Assembleias P√ļblicas Municipais e/ou Microrregionais, abertas a todos os cidad√£os; Assembleia Regional Ampliada; vota√ß√£o das prioridades com a finalidade de inclus√£o de projetos no or√ßamento do Estado/exerc√≠cio 2019; consolida√ß√£o e detalhamento dos projetos eleitos, por meio de reuni√Ķes regionais com os t√©cnicos dos √≥rg√£os executores das demandas eleitas; e avalia√ß√£o final do processo.

Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Santa Maria. O valor destinado ao Corede Central é de: R$: 2.797.706,27. 

PROJETOS APROVADOS
- Videomonitoramento e cercamento eletr√īnico
- Reaparelhamento dos órgãos de Segurança
- Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
- Fomento do Desenvolvimento Rural Sustent√°vel
- Sistema Regional de Informa√ß√Ķes Tur√≠sticas
- Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais

Assessoria de Comunicação - PMDA
Com informa√ß√Ķes de Maur√≠cio Araujo
Texto: Arlei Silveira
Foto: Elizandro Brasil

As a√ß√Ķes e rotinas desenvolvidas na educa√ß√£o infantil da rede municipal de ensino de Dilermando de Aguiar est√£o servindo de modelo para a Comiss√£o de Educa√ß√£o, Cultura e Lazer da c√Ęmara municipal de vereadores de Santa Maria. Na quarta-feira, 23 de maio, a secret√°ria municipal de educa√ß√£o, professora Marilei Oliveira, recebeu a vereadora santamariense e representante da Comiss√£o, Celita da Silva, para conhecer o trabalho desenvolvido na rede p√ļblica.

O encontro teve por objetivo principal uma troca de informa√ß√Ķes sobre o setor e verificar o que pode ser adequado √† educa√ß√£o no munic√≠pio de Santa Maria. Foram tratados assuntos como as rotinas administrativas e pedag√≥gicas da EMEI Crian√ßa Feliz.

Marilei explicou como foram realizadas algumas mudan√ßas na estrutura da secretaria de educa√ß√£o e ainda agradeceu a vinda da vereadora de Santa Maria at√© a cidade. ‚ÄúMuito bom saber que Dilermando de Aguiar pode ser usada como refer√™ncia num setor t√£o importante como a educa√ß√£o infantil para outros munic√≠pios do estado. Estaremos sempre de portas abertas para receber quem queira conhecer nossa estrutura‚ÄĚ, afirmou a secret√°ria de educa√ß√£o.

De acordo com Celita da Silva, Santa Maria tem como meta ampliar a rede de educa√ß√£o infantil e Dilermando de Aguiar foi escolhida como modelo devido ao modo como a √°rea √© administrada. ‚ÄúEstamos passando por uma reestrutura√ß√£o na educa√ß√£o voltada aos pequenos, e vimos que a rede municipal de educa√ß√£o dilermandense √© uma refer√™ncia na √°rea‚ÄĚ, concluiu a vereadora.

Ap√≥s a reuni√£o, a representante da comiss√£o, acompanhada de secret√°ria de educa√ß√£o e da diretora da EMEI Crian√ßa Feliz, T√Ęnira Saccol conheceu as depend√™ncias da escola, os espa√ßos f√≠sicos da educa√ß√£o infantil no munic√≠pio, o trabalho quem vem sendo desenvolvido com as crian√ßas e a import√Ęncia da educa√ß√£o infantil para a comunidade dilermandense.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira
Fotos: SMED

 

O prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), percorreu nesta quarta-feira, 23 de maio, diversas localidades do interior do município para acompanhar os trabalhos de manutenção de estradas. A administração municipal vem trabalhando para garantir uma boa trafegabilidade de veículos nas comunidades.

Na localidade de Rinc√£o do Peludo, na estrada que liga a BR 158 √† localidade de Sete Cabe√ßas, acompanhou os trabalhos de patrolamento, empedramento e a compacta√ß√£o da pista. No local est√£o sendo usados tr√™s caminh√Ķes, uma patrola e um rolo compactador. A previs√£o de conclus√£o dos trabalhos, √© em no m√°ximo 15 dias. Lauri de Vargas Teixeira, morador do Rinc√£o do Peludo elogiou o trabalho da equipe. "Eu moro aqui h√° muitos anos e nunca vi um trabalho assim aqui na nossa comunidade. A √ļnica coisa que a gente ouvia eram promessas", destacou o morador.

A ponte do "Empedrado", que liga as comunidades de Cap√£o Grande e Sot√©ia, tamb√©m foi vistoriada. Devido as √ļltimas chuvas uma das cabeceiras da ponte sofreu desmoronamento. Visando a seguran√ßa de quem trafega pelo local, a secretaria de obras resolveu restringir o peso m√°ximo para o tr√Ęnsito na ponte em 15 toneladas. Na pr√≥xima semana ser√° constru√≠da a conten√ß√£o da cabeceira, no lado sul da ponte, com madeiras doadas pelo agricultor Jo√£o Char√£o. Conforme o secret√°rio municipal de obras, Anderson Pulhese, que acompanhou a vistoria, a ponte tem uma extens√£o de 17 metros.

A estrada da localidade de Chácara, também recebeu a vistoria do prefeito. Ao longo da estrada foram realizadas a limpeza de bueiros, a drenagem da via e a colocação de pedras nos acessos às propriedades.

Claiton Ilha destaca que a conserva√ß√£o das estradas no munic√≠pio √© cont√≠nua, e isso se reflete no transporte escolar, que transita diariamente por todas as comunidades do munic√≠pio, levando os alunos at√© as escolas. ‚ÄúQueremos oferece sempre o melhor servi√ßo ao cidad√£o, e desta forma estamos trabalhando para garantir que as estradas do munic√≠pio atendam as necessidades de todos os produtores rurais e moradores que trafegam pelo interior‚ÄĚ, completou o prefeito.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto e fotos: Arlei Silveira

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