Os postos de Identificação, ligados ao IGP (Instituto-Geral de Perícias), com atividades suspensas em março em função da pandemia de coronavírus, retomaram nesta semana, o atendimento e o encaminhamento das carteiras de identidade em algumas cidades do Estado. O retorno das atividades é baseado nos protocolos do modelo de Distanciamento Controlado, emitido pelo Governo do Estado. Em Dilermando de Aguiar, o serviço está disponível, no regime de agendamento, na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conforme Luciane Trindade, secretária municipal de assistência social, o serviço deve ser agendado pelo telefone 3612-4219. A primeira expedição do documento é gratuita. Caso o interessado necessite da segunda via, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 71,10. Estão isentos da taxa os idosos maiores de 65 anos e vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência). 

A secretária informa ainda, que não há idade mínima para a confecção da identidade. Menores de 16 anos, no entanto, devem comparecer acompanhados dos pais ou tutores responsáveis, munidos de certidão de nascimento e CPF (caso possuir). Para os trabalhadores da iniciativa privada, também é possível acrescentar o número do PIS na identidade. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3612-4219.

A Administração municipal de Dilermando de Aguiar realiza um papel fundamental neste período de pandemia. De forma coerente e sensata, segue ouvindo o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, composto por profissionais da área de saúde, para realizar ações e tomar decisões relevantes à população dilermandense. Desta forma, o prefeito municipal, Claiton Ilha, emitiu na sexta-feira (29/05), um novo decreto prorrogando o Estado de Calamidade Pública e as medidas de isolamento social, editadas em decretos anteriores.

 

As aulas da rede municipal de ensino permanecem suspensas até o dia 30 de junho. As atividades coletivas ou eventos que causam aglomeração de pessoas estão suspensos pelo mesmo período. E ainda fica estabelecida, a obrigatoriedade de máscaras faciais para o deslocamento em local em via pública e no acesso às repartições públicas e comerciais.

 

Conforme o Decreto, os atendimentos na UBS (unidade Básica de Saúde) de São José da Porteirinha continuam suspensos por prazo indeterminado. Segundo o Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, a ação visa à proteção, tanto da população quanto dos servidores da unidade de saúde. Os atendimentos presenciais nas repartições da administração pública também estão restritos e a indicação é efetuar o contato via telefone, pelo número 55 3612 4246.

 

Confira o Decreto na íntegra no portal www.dilermandodeaguiar.rs.gov.br.

 

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA
Imagem: Arlei Silveira / Divulgação
Fone: (55) 36124246
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Na intenção de desenvolver ações pertinentes à promoção e a proteção da saúde da população e do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal (VISA) e a Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a população, promovem nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Sede do município de Dilermando de Aguiar, mais uma edição do "Mutirão Bota Fora”.

Na ocasião, serão recolhidos materiais inutilizados que acumulam água parada, visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika vírus. Na oportunidade, serão recolhidos: latas, ferros, equipamentos eletrônicos, plásticos e muitos outros materiais, evitando que os mesmos sejam depositados à beira de rios, terrenos baldios, queimados ou descartados incorretamente. O material acumulado será encaminhado a uma empresa especializada e receberá o destino adequado de reciclagem ou descarte.

Os residentes na Sede do município, com interesse em descartar materiais, devem informar a secretaria de Obras, através do telefone 3612 4246 e depositar seu descarte em frente a sua residência um dia antes da passagem do caminhão. Os organizadores informam que não serão recolhidos pneus, vidros, lã de vidro, isopores, embalagens de produtos químicos, descartes de podas e produtos provenientes de construções como: madeiras e restos de materiais de construção.


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Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA
Imagem: Divulgação
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Devido a necessidade de locomoção dos munícipes residentes na área rural, dependentes de serviços públicos essenciais, a administração municipal, com o aval do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 e seguindo as medidas de higienização conforme o Decreto 043,  retomará, na próxima quinta-feira, com o transporte público de passageiros do interior para sede do município. Dois itinerários foram elaborados para atender as comunidades rurais de Dilermando de Aguiar.

 Na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, partirá às 06h, do Rincão do Peludo (Porteira do Sr. João) e passará pelo Campo da Pedra (até o corte), Rincão do Pinheiro, Corredor dos rochas, Biscaí (esquina do Adão Ramos), Parque de Exposições, até a UBS Central.

 O segundo roteiro, na quinta-feira subsequente, partirá às 07h, da esquina do Corredor dos Ferreiras e passará por Sarandi, Sobradinho, Picada do Gama, Pedreira, Cerro da Porteirinha, Cerro do Biscaí até a Sede.

 Os itinerários retornarão da sede, às 15h, e percorrerão o trajeto inverso. Mais informações podem ser obtidas pelo Telefone/Whats da prefeitura (55) 3612-4246, e na página: https://www.facebook.com/dilermandodeaguiaroficial/

A prefeitura de Dilermando de Aguiar encaminhou para a Câmara de Vereadores uma série de projetos de excepcional interesse público. Os projetos promovem a manutenção da Saúde Básica da comunidade, o equilíbrio financeiro de microempreendedores e micro produtores rurais - que hoje têm um déficit de 55% nas suas receitas -, além de otimizarem o funcionamento de algumas ações e dinamizarem o atendimento da população.

Na última quinta-feira, foi aprovado o projeto de lei que autoriza a contratação emergencial de um enfermeiro, pelo prazo de até 2 anos. A contratação viabilizará o atendimento da UBS de São José após o retorno das atividades que só ocorrerá após a avaliação técnica do Comitê municipal de Combate ao Covid-19.

Outros projetos não foram aprovados e estão em análise pela câmara de vereadores como é o caso do Projeto de Lei 016 que cria o cargo de agente de Combate à Endemias e altera os cargos de Fiscal Sanitário e Ambiental e o de Eletricista. Tendo em vista a crescente confirmação de casos de dengue, chikungunya e a zika vírus, causadas pelo mosquito Aedes Aegypti na região, é de suma importância que o município tenha uma pessoa apta e responsável pela criação de políticas de enfrentamento às doenças.

Quanto ao cargo de eletricista, este permitirá agilizar e otimizar os serviços de manutenção da rede de iluminação pública no município, serviço realizado atualmente por empresa terceirizada.

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Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA
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