Origem e História

Gentílico: dilermandense
Histórico

A hist√≥ria do munic√≠pio de Dilermando de Aguiar segue a mesma trajet√≥ria de Santa Maria. Formado em toda a sua extens√£o por propriedades origin√°rias das antigas sesmarias, dentre as quais, Ant√īnio da Costa Pav√£o, em 1806, e, Jos√© Maria da Gama Lobo D"e√ßa, em 1821, cujos nomes ficaram assinalados com a denomina√ß√£o de Col√īnia Pav√£o e Picada do Gama, nas respectivas regi√Ķes.

A regi√£o foi inicialmente explorada por espanh√≥is, oriundos da regi√£o Basca, denominada Biscaia (na Espanha) que ocuparam a regi√£o no s√©culo passado, explorando a extra√ß√£o da madeira, comercializada com a Regi√£o do Prata e das Miss√Ķes. S√≥ mais tarde que os portugueses se estabeleceram no local. Por volta de 1885 o Tenente Coronel Jos√© da Rocha Vieira, inicia o povoamento do local chamado de Esta√ß√£o S√£o Pedro, construindo duas casas; uma moradia e um hotel ao largo da estrada de ferro. Local que mais tarde seria constru√≠da a Esta√ß√£o Ferrovi√°ria.

Em 1889, conforme João Belém, em sua "História do Município de Santa Maria", haviam quase 100 propriedades pastoris na região, a qual na época constituía o distrito de Pau Fincado. Com a formação dos municípios de São Gabriel, São Vicente e Cacequi, a região de Pau Fincado tem grande parte de suas terras incorporada àqueles municípios, com tudo a parte que restou veio se constituir no Segundo Distrito de Santa Maria.

Em 23 de dezembro de 1890 √© inaugurada a Esta√ß√£o Ferrovi√°ria em homenagem ao engenheiro que a construiu, d√°-se o nome √† localidade "Dilermando de Aguiar". Em 1919 a vila cresceu em import√Ęncia, quando se tornou ponto inicial de um novo Ramal Ferrovi√°rio, ligando Santa Maria √† regi√£o da fronteira, nesta √©poca o ent√£o distrito atingiu 4.593 habitantes.

Dilermando de Aguiar ao longo de sua história, tem sido palco de fatos históricos, como o Combate da Porteirinha em 1840, durante a revolução farroupilha em 1830 e durante a Revolução Federalista. Em 1928 foi construída a primeira Igreja Católica, facilitando a formação do povoado.

Foi em 1995 que come√ßou o movimento para a emancipa√ß√£o de Dilermando de Aguiar, com a realiza√ß√£o de uma assembl√©ia com moradores do Distrito na qual foi constitu√≠da a Comiss√£o de Emancipa√ß√£o. No dia 22 de outubro do mesmo ano √© realizado o Plebiscito, e a popula√ß√£o vota a favor da Emancipa√ß√£o. E em 28 de dezembro √© assinada a Lei n¬ļ 10.633, que cria o Munic√≠pio de Dilermando de Aguiar. A primeira elei√ß√£o para a escolha de Prefeito e Vereadores municipais foi em 03 de outubro de 1996.

O Munic√≠pio possui v√°rias entidades culturais e recreativas; Quatro Centros de Tradi√ß√Ķes Ga√ļchas (CTG), Piquetes de La√ßadores, Associa√ß√Ķes Futebol√≠sticas na Sede e no Interior, Sal√Ķes Paroquiais na Sede do Munic√≠pio, em S√£o Jos√© da Porteirinha e em Sobradinho, 10 Associa√ß√Ķes Comunit√°rias no interior do Munic√≠pio, al√©m de um Centro de Incentivo a Produ√ß√£o de Artesanato Caseiros e Assist√™ncia Social - CIPADA.
Projetos de inclusão social e auxilio ao desenvolvimento da comunidade local movimentam a cidade e a fazem crescer no cenário do centro do estado. Com uma área de 573 Km2 e 3.284 habitantes é a agricultura e pecuária que movimenta a arrecadação do município, somando 95%. Entre as culturas destaca-se a produção de soja e arroz e ainda a bovinicultura.
Fonte

IBGE E PREFEITURA MUNICIPAL

Acesso à Informação
Acesso à Informação
Nublado

19°C

Nublado

Umidade: 60%

Vento: 35.40 km/h

  • 18 Dez 2017

    Muito Nublado 26°C 18°C

  • 19 Dez 2017

    Parcialmente Nublado 30°C 16°C

Hor√°rio de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
comunicacao@dilermandodeaguiar.rs.gov.br           
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim samuel@saopedronet.com.br