Tarde de Campo reuniu ovinocultores da região em Dilermando de Aguiar

O evento contou com quatro estações para debater temas relacionados a produção de ovelha

Uma "Tarde de Campo" sobre a ovinocultura foi promovida na terça-feira, dia 17 de julho, em Dilermando de Aguiar. O evento teve início às 13h, na Fazenda Santa Luiza, propriedade de Dênio Robson Araújo Rocha, na localidade do Cerro da Porteirinha, interior do município. O encontro, organizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS, Programa Juntos Para Competir (FARSUL, SENAR E SEBRAE), EMATER/RS, Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar, e o grupo de Ovinocultores de Dilermando de Aguiar, teve como objetivo a troca de ideias e a socialização de experiências entre os produtores do município e da região.

Mais de sessenta pessoas, entre técnicos e produtores do município e da região, participaram da oficina. Dividida em quatro estações, a "Tarde de Campo" abordou os temas: Implantação e manejo de pastagens de inverno; Eficácia dos Vermífugos; Tecnologias para o ovinocultor comercial; Ovinocultura profissional.

O chefe do escritório da Emater/RS Dilermando de Aguiar, Thiago Portella, explica que o evento integra um trabalho intensificado para discussões pertinentes ao tema e ao treinamento de técnicos da Emater/RS e parcerias. A discussão do manejo pré-parto e da verminose foi realizada atendendo a pedidos dos agricultores da região, tendo em vista que esses dois assuntos podem se tornar ameaças a criação, destaca Tiago.

Estimativas dos escritórios da Emater/RS e da Inspetorias Veterinárias de Dilermando de Aguiar demonstram que o município possui, aproximadamente, 6.350 cabeças de ovinos, e 182 criadores sendo que, 16 deles participam do grupo de ovinocultores "Juntos para Competir". Atualmente, a ovinocultura se tornou um bom negócio devido a versatilidade e a possibilidade de criação em encostas ou coxilhas. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Upiragibe Ferrari Pinheiro, membro do grupo de ovinocultores e parceiro gestor, há uma diversidade de produção, pois, gera lã e carne, e com o mercado em expansão, possibilita rentabilidade e liquidez, porque o produtor pode vender a criação a qualquer momento, avalia o secretário.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e contou com a participação de profissionais da Emater/RS-Ascar para o desenvolvimento das atividades nas estações.

Assessoria de Comunicação — PMDA
Texto: Arlei Silveira