Secretária Municipal de Educação participa de Seminário Internacional de Educação e Intercultura

Nos dias 11, 12 e 13 de julho o município de Santiago sediou o I Seminário Internacional de Educação e Intercultura. O evento aconteceu no CTG Coxilha de Ronda e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, professora Marilei Oliveira. Com o tema: As contribuições de Paulo Freire para a educação brasileira, o professor do Instituto Paulo Freire, de SP, Dr. Paulo R. Padilha conduziu a conferência de abertura do encontro, ocorrida no dia 11 de julho.

Durante o evento a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), realizou um encontro com os secretários de educação e finanças e gestores para tratar de assuntos relativos à Gestão Pública - caminhos e expectativas. Outros temas abordados foram: o financiamento da educação básica; o futuro do FUNDEB; a judicialização da educação infantil e os transtornos causados por estas medidas; e as perspectivas do transporte escolar diante do software proposto pelo estado. O debate foi conduzido pelo Secretário Municipal de Educação de Rio Grande e Presidente da UNDIME/RS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), André Lemos.

Além de secretários e professores das redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul, estiveram presentes o Coordenador Executivo do PROIPE/UFSM, professor, dr. Vilson Flores dos Santos, a Coordenadora geral do Seminário, Sandra Siqueira, o Presidente da AM Centro (Associação dos Municípios da Região Centro), Tiago Gorski, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Santiago, Mara Rebelo e a Coordenadora da regional de Educação da AM Centro, Paula Machado.

Assessoria de Comunicação — PMDA
Texto: Arlei Silveira