Secretaria Municipal de Assistência oferece a confecção da Carteira de Idoso

Documento dá direito à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais ou intermunicipais

O acesso de idosos à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais ou intermunicipais (ônibus, trens ou barcos) é um direito estabelecido pelo Estatuto do Idoso e para garantir este benefício, a Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMADSC), oferece a confecção da Carteira do Idoso aos moradores do município com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

A carteirinha tem validade de dois anos, contados a partir da data de expedição, em todo território nacional. Quando não há mais vagas gratuitas o beneficiário pode ter desconto de, no mínimo, 50% sobre o preço das passagens. Para as viagens interestaduais o interessado deve apresentar CPF, Carteira de Identidade, uma foto 3/4 atualizada, comprovar renda de até dois (02) salários mínimos e estar cadastrado no Cadastro Único para programas sociais do governo. Já as viagens intermunicipais (dentro do Estado), a inscrição é feita na Associação Cabelos de Prata, localizada na Rua Silva Jardim, abaixo da Ponte do Parque Itaimbé, em Santa Maria-RS. Para solicitar o benefício o candidato deve ser pensionista ou aposentado, com idade igual ou superior a 65 anos e renda comprovada de até três (03) salários mínimos.

Saiba mais sobre a Carteira do Idoso:

Interestadual (fora do Estado):
Local: Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania e Direitos Humanos
Av. Ibicui ,1002 - Centro – Município de Dilermando de Aguiar – RS
Segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone : 55 3612-4246

Requisitos necessários:
- Idade igual ou superior a 60 anos
- CPF
- Carteira de Identidade
- Uma foto 3x4 atualizada
- Renda de até 02 salários mínimos (comprovada) com:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas ou
- Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador ou
- Carnê de contribuição para Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou
- Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado ou
- Declaração do INSS que não possui renda

Intermunicipal (dentro do Estado):
Local: Associação Cabelos de Prata
Endereço: Rua Silva Jardim (abaixo da ponte do Itaimbé) em Santa Maria - RS
Dias e horário: Terças, quartas e quintas- feiras, das 14 às 17h
Informações: 55 3026-4401

Requisitos necessários:
- Ser aposentado ou pensionista e ter idade igual ou superior a 65 anos
- Renda de até três salários mínimos (comprovada)
- Número do Benefício
- CPF
- Carteira de identidade (xerox)
- Uma foto 3x4 atualizada
- Taxa de R$ 10 reais

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo telefone: 55 3612-4246.

Com informações da SMADSC
Texto: Arlei Silveira