Sábado foi dia de vacinação em Dilermando de Aguiar

Postos de saúde estiveram abertos todo o dia para receber as crianças.

Neste sábado, 18 de agosto, foi realizado o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, em todo país. Em Dilermando de Aguiar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e o Posto de Saúde em São José da Porteirinha estiveram de portas abertas, sem fechar ao meio dia, para atender a população. A meta no município é imunizar cerca de 130 crianças, na faixa etária a partir de um ano até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Na Unidade central a comunidade atendeu ao chamado da campanha. Pais e responsáveis fizeram filas para vacinarem seus filhos, com as respectivas cadernetas de vacinação em mãos. Foram apenas algumas gotinhas e uma vacina, que irão garantir a saúde e o bem-estar contra as doenças que ameaçam novamente. Após a vacina as crianças divertiram-se com os brinquedos da VP Recrações montados na frente da unidade de saúde central.

A Prefeitura disponibilizou o transporte dos pais e das crianças do interior até a UBS Central. Além de vacinarem seus filhos, os pais puderam atualizar o cadastro do cartão do SUS. Também fez parte das atividades o estimulo à escovação bucal correta, ação realizada pela Dr. Margarete Dotto e equipe de Saúde Bucal.

Dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde mostram que já foram imunizadas, desde o início da campanha, que ocorreu no dia 6 de agosto até às 16 horas de sábado, dia 18, 107 crianças, totalizando 81% do público alvo.

A campanha seguirá até o dia 31 de agosto. A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa (causada por alguma doença ou medicação), crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com histórico de crise alérgica após a aplicação da dose anterior. A prioridade, nesta etapa, é vacinar as crianças dentro da faixa etária indicada.

Assessoria de Comunicação – PMDA
Texto: Arlei Silveira