CORSAN INVESTE NA COSNTRUÇÃO DE NOVO RESERVATÓRIO DE ÁGUA EM DILERMANDO DE AGUIAR

Mesmo com os rumores de privatização, companhia investe 300 mil reais para garantir o abastecimento de água para quase 3 mil pessoas
 20210419 093330
 Em uma iniciativa inédita para Dilermando de Aguiar, a CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) está investindo em novas tecnologias para garantir o abastecimento de água e a segurança hídrica do município. Serão aproximadamente 300 mil Reais para a construção de um reservatório em aço inox, com capacidade para armazenar até 100 mil litros de água, quintuplicando a capacidade de reserva no município.
O prefeito Claiton Ilha acompanhou, na manhã de segunda-feira (19/04), os trabalhos de
construção da estrutura para a instalação da nova caixa de água da Corsan, localizada junto ao Posto de Atendimento da Brigada Militar. No local foram realizados a limpeza, a terraplanagem e concretagem das fundações (buracos com mais de 12 metros de profundidade) que sustentarão o reservatório que, ao todo, somará 18 metros de altura.
Para o prefeito Claiton Ilha, esta é uma obra de importância imensurável para o município. O prefeito destaca que somente uma empresa pública, como a Corsan, poderia investir desta forma para manter e garantir o abastecimento de água no município. "Jamais uma empresa privada, que visa lucro, investiria em um município pequeno como Dilermando. A empresa fornecedora de água teria que aumentar, e muito, as taxas e as tarifas dos serviços prestados aos usuários, é isso que queremos evitar", completou Claiton ao lembrar que a Corsan está em fase de privatização por parte do Governo do Estado.

WhatsApp Image 2021 04 19 at 10.19.52
Confira como será a estrutura que sustentará o novo reservatório

Conforme Jairo Dotto, ex-gestor regional da Corsan, que acompanhou o prefeito durante a visita, o que garante a execução da obra são os “subsídios cruzados”, ou seja, o lucro da empresa obtido em outro município, maior, cobre os gastos de obras e de abastecimento em municípios menores. "É a Corsan cumprindo com o de garantir o fornecimento de água para a população”, enfatizou Dotto.
Quem também acompanhou o prefeito foi o secretário municipal de obras, Anderson Pulhese. Anderson destacou o serviço realizado pela companhia também no interior. "A Corsan está trabalhando na limpeza de três poços artesianos em localidades do interior, valorizando o homem do campo e levando águia de qualidade a muitos lares dilermandenses", finalizou Anderson.
Durante muitos anos Dilermando de Aguiar sofreu com o abastecimento de água, tanto na cidade como no interior. Segundo Jairo Dotto, a obra do novo reservatório, localizado em um dos pontos mais altos da cidade, estará pronta dentro de algumas semanas e resolverá o problema de abastecimento de água em Dilermando de Aguiar.
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA