REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DILERMANDO DE AGUIAR RETOMARÁ AULAS PRESENCIAIS NO DIA 10 DE MAIO

182010350 2791864824411508 548008077462025451 nAs atividades serão organizadas com revezamento semanal, não excedendo 50% da capacidade dos espaços físicos das escolas

A Rede Municipal de Ensino de Dilermando de Aguiar retomará as atividades presenciais nas escolas do município. O comparecimento dos alunos será opcional às famílias, que poderão decidir pela permanência do ensino remoto e receber as atividades escolares em casa. Em reunião virtual na manhã desta sexta-feira (07/05) foram definidos alguns critérios para o retorno das atividades presenciais.

O prefeito Claiton Ilha, que participou da reunião juntamente com a vice-pefeita, Anamaria Lima, e a secretária de educação, Lucia Taschetto Eggres, enfatizou o reforço do ensino remoto aos alunos e disse que a administração está trabalhando para que todos retornem às atividades presenciais com segurança. "Com muita responsabilidade e serenidade, o município vem debatendo a necessidade do retorno às aulas. Tivemos intensos debates ouvindo, dialogando e interagindo. É chegado o momento do retorno. Estamos perdendo toda uma geração, não dá mais para aceitar essa condição. Temos de respeitar a ciência, ouvir os especialistas, mas também os pais, mães aflitos que estão em suas residências", disse o prefeito ao garantir que os alunos da rede municipal serão recebidos de forma segura, atendendo a todas as normas sanitárias e aos protocolos de proteção contra o coronavírus.

De acordo Lucia, o retorno será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomerações. A EMEI Criança Feliz e a extensão da Escola Valentim Bastianello, localizadas na cidade, iniciarão suas atividades no dia 10 de maio. O retorno na Escola Valentim Bastianello, localizada em São José da Porteirinha, que atende aos alunos que residente na área rural do município, está previsto para o dia 31 de maio.

Lucia explica que as aulas seguirão o modelo híbrido, com aulas presenciais e atividades remotas e os alunos divididos em grupos. A formação das turmas obedecerá a capacidade física de cada sala de aula. Pela estratégia adotada, turmas reduzidas de alunos comparecerão alternadamente nas escolas, com revezamento semanal, mas recebendo as mesmas atividades pedagógicas. “Sabemos que o cenário pandêmico traz uma complexidade de gestão para o ambiente escolar, mas isso teremos que enfrentar na prática. A nossa equipe trabalha orientando as escolas para essa reabertura já esperada. Agora, contamos com os diretores para colocá-las em prática e recebermos nossos alunos que precisam retomar, de forma presencial, o processo de alfabetização”, destaca a secretária de Educação, Lucia Eggres.

Entre as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação estão a manutenção das atividades de limpeza e higienização das escolas conforme os protocolos implantados referentes à Covid 19 e o distanciamento entre classes na organização das salas de aula. Todas as escolas receberam, além de dispensers contendo álcool em gel, kits de cartazes orientando sobre os protocolos de prevenção e o distanciamento social.

As aulas retornam na EMEI Criança Feliz, na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, às 08h. Já a extensão da escola Valentim Bastianello, anexo à Escola Rocha Vieira, retomará as atividades às 13h30 e a Secretaria de Educação reforça a obrigatoriedade da autorização por escrito, com termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis, para que os alunos possam ingressar na escola.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (55) 3612-4246.

dilermando de aguiar

Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar - RS
Cep 97180 - 000 
 
 
Horário de Atendimento
Seg-Sex 08h às 12h
Exp. interno das 13h às 17h