DILERMANDO DE AGUIAR INTENSIFICA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Imprimir

photo 2021 05 19 10 29 30Podem se vacinar idosos de 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades, gestantes, professores e caminhoneiros

A Prefeitura de Dilermando de Aguiar continua com a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza H1N1). O Ministério da Saúde está repassando as doses da vacina de forma escalonada. No momento, podem ser vacinados idosos de 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), gestantes, professores e caminhoneiros.

Para ampliar o acesso e evitar aglomeração na UBS Central, as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários devem procurar a Unidade pela parte da manhã. O público contemplado que não compareceu ao local de vacinação ainda pode se imunizar.

A vacina contra gripe é atualizada anualmente. Ela protege contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, internações e a mortalidade causadas pelas infecções provocadas pelo vírus da influenza, especialmente nos grupos de risco.

Upiragibe Ferrari Pinheiro (Gibinho), secretário municipal de saúde, enfatiza que são necessários pelo menos 15 dias depois da aplicação para que a proteção seja garantida. “A vacina é segura, ela protege contra as complicações da doença, diminuindo a necessidade de internações e busca por atendimento de urgência”. O gestor destaca ainda que o frio fragiliza a imunidade do organismo, e com ambientes mais fechados, a transmissão do vírus é facilitada.

Como as duas campanhas de vacinação (Influenza e Covid-19) acontecem de forma simultânea, é importante lembrar que o tempo mínimo de intervalo entre a vacina da gripe e da covid-19 é de 14 dias. O dia de aplicação de uma vacina é considerado dia zero. Então, o intervalo deve ser contado a partir do dia seguinte ao da aplicação da vacina. Ao comparecer na unidade de saúde, caso já tenha sido imunizado com a vacina Covid-19, é recomendada a apresentação da carteira de vacinação.

A campanha prossegue até o dia 9 de julho na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central. Mais informações pelo telefone (55) 9.9613.4229.

 

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA
Imagem: Divulgação
Fone: (55) 3612.4246Site:
http://www.dilermandodeaguiar.rs.gov.br

#juntosnocaminhocerto👊