MORADORES DO HABITAR NOVA ESPERANÇA COMEMORAM A COLHEITA DE HORTALIÇAS CULTIVADAS NA HORTA COMUNITÁRIA

239374026 1866365210190393 1497068967040320407 n
Quase trinta dias após a primeira colheita da Horta Comunitária do Residencial Habitar Nova Esperança, os moradores continuam cultivando e colhendo produtos. Desta vez, entre as hortaliças mais cultivadas estavam a salsinha (cheiro verde), alface e cebolinha. Na Horta Comunitária também há canteiros de alface, rúcula, salsa, cebolinha, repolho, além de produção de ervas aromáticas e medicinais, como hortelã, alecrim e funcho.

Tudo é produzido por moradores do Habitar Nova Esperança e coordenados pela Secretaria Municipal de Agricultura e pela Emater-RS/Ascar. “Há mais de um mês começamos a colher os primeiros resultados da horta comunitária. Queremos ampliar ainda mais a variedade de produtos e assim atrair mais pessoas interessadas no cultivo da horta”, comentou a vice-prefeita Anamaria Lima, uma das idealizadoras do projeto.

O objetivo da horta comunitária, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio de outras secretarias como a de Assistência Social e a EMATER, é estimular a produção orgânica de alimentos, aproveitando áreas ociosas para promover o plantio de hortaliças e ervas medicinais e aromáticas. "Os alimentos são destinados para o autoconsumo dos moradores envolvidos no projeto e ao apoio de projetos comunitários, resultando em alimentação saudável, redução de custos na aquisição de alimentos, autonomia, empoderamento e desenvolvimento local sustentável", explica a vice-prefeita Anamaria Lima. Conforme a vice-prefeita, a colheita excedente é vendida e revertida em renda familiar aos moradores do Habitar Nova Esperança participantes do programa Horta Comunitária.

Os trabalhos de preparos de canteiros, semeadura e cultivo das hortaliças continuam e os moradores do Habitar Nova Esperança interessados em participar do projeto devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência, Secretaria Municipal de Agricultura ou a Emater para realizar a inscrição.