DILERMANDO DE AGUIAR INTEGRA O SISTEMA INTEGRADO DE VIDEOMONITORAMENTO REGIONAL

Imprimir
94b62212 28f1 4b06 af51 4fa792024431
Uma Comitiva de Dilermando de Aguiar composta pelo secretário municipal de obras, Anderson Pulhese, o secretário municipal de administração Luiz Carlos Wagner, o vereador Renato Mello, e o presidente do CONSEPRO (Conselho Comunitário de Segurança Pública), Roberto Mello, participaram de uma reunião, na terça-feira, no CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) regional, em Santa Maria.
Durante o encontro o grupo acompanhou a conheceu o sistema de videomonitoramento da qual o município de Dilermando de Aguiar passará a integrar em breve. A rede de cercamento eletrônico de Santa Maria engloba vários municípios da região central. “Nossa cidade, em breve, também integrará o cercamento eletrônico regional. O sistema reforçará a segurança da nossa população e auxiliará na redução de crimes no município e na região” comentou Anderson Pulhese.
O sistema conta hoje com mais de 800 câmeras de videomonitoramento de Santa Maria e de cidades vizinhas. Tal solução em segurança fazem parte do chamado cercamento eletrônico.
Os servidores de segurança pública têm acesso, a partir do Ciosp, a um circuito fechado de televisão que mostra, em tempo real, os principais acessos à cidade, pontos de movimentação de pessoas, ruas e avenidas. Um sistema de alarme inteligente chama a atenção dos servidores caso alguma irregularidade perturbe essa rede de monitoramento. Por fim, um sistema de georreferenciamento permite a localização rápida de viaturas, facilitando o contato entre os agentes de segurança e dando celeridade ao atendimento de ocorrências.
A transmissão é ao vivo além da gravação das imagens. Por meio desse sistema, é possível, por exemplo, identificar suspeitos de terem cometido crimes, rastreamento de veículos em alta velocidade, acidentes entre outras infrações.