Nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Dilermando de Aguiar, juntamente com o grupo de convivência do CRAS, Viver e Conviver, participou de uma oficina de artesanato realizada no município de Formigueiro, na comunidade quilombola Manoel Diniz. A atividade reuniu representantes de diversos municípios da região e teve como objetivo promover a troca de saberes e o fortalecimento cultural entre as comunidades.
Representando Dilermando de Aguiar, estiveram presentes o Coordenador do CRAS Odivan Costa, a assistente social Heloísa Helena Soller, a psicóloga Jordana Rodrigues e a secretária da assistência Jessiara Nunes, além dos integrantes do grupo Viver e Conviver. O encontro contou ainda com a participação de integrantes das comunidades quilombolas de Formigueiro — Manoel Diniz, Vovó Chinoca, Timbaúva, Passo dos Brum, Passo do Maia e Maria Joaquina —, além do Quilombo Acácio Flores, de Dona Francisca.
Durante a oficina, os participantes aprenderam técnicas tradicionais de confecção de balaios, ensinadas pelos oficineiros Roni Simões, José Silveira e Duá Silveira. A atividade também teve o apoio e a presença de extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar dos municípios de Santa Maria, São João do Polêsine, Dona Francisca e Formigueiro, bem como do supervisor regional da Emater, Francisco Palermo.
A ação contou ainda com a colaboração da Ação Social Paroquial “Mãos da Esperança”, representada por Ida Marise Ouriques de Magalhães, e da extensionista rural social Neusa Maria Pires Lorentz. O prefeito de Formigueiro, Cristiano Cassol, também prestigiou o encontro, reforçando a importância das parcerias entre municípios e instituições para o desenvolvimento social e cultural das comunidades quilombolas.