No último dia 18 de abril de 2026, o produtor Erineu Quinhones Barcellos, conhecido como Pitayeiro, realizou uma palestra na localidade de São José da Porteirinha, município de Dilermando de Aguiar (RS), com o objetivo de divulgar e propagar o cultivo da Pitaya. O evento aconteceu na sede da Associação União São José e contou com a presença de diversos moradores da região, bem como de visitantes de fora do município, interessados em conhecer e cultivar a fruta.
Entre os presentes, estavam o prefeito municipal, Jorginho Saidelles, e a vereadora Maria Cezimbra. Também participaram da atividade Elsa Mortari, presidente da associação, e Vera Sarturi, ambas organizadoras do evento, além de Ivori, outro produtor de Pitayas.
Durante o encontro, os participantes puderam degustar a Pitaya in natura, além de saborear sucos, licores e geleias feitos a partir da fruta. A oportunidade de adquirir frutas frescas e mudas para o cultivo também foi um atrativo para os presentes, que saíram do evento com novas opções para investir no cultivo dessa fruta exótica e promissora.

