Na tarde de sábado, 11 de outubro, no Centro de Apoio Pedagógico (CAP) de Dilermando de Aguiar foi realizado um importante encontro promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O presidente do conselho, Rogério Leiva, recebeu a presença da juíza da Comarca de São Sepé, Dra. Lorena Marchesini, e da representante do NEABI da UFSM e presidente do Movimento Negro Unificado (MNU), Sra. Sílvia Leme, para um produtivo colóquio.
O evento reuniu representantes da sociedade civil e do poder público, com o objetivo de capacitar os integrantes do conselho para compreenderem melhor o papel de um conselheiro e as formas de contribuição que esse trabalho pode oferecer. A troca de experiências e informações buscou fortalecer o compromisso coletivo com a promoção da igualdade racial e o acesso a políticas públicas.
Durante o diálogo, foram destacadas as ações voltadas ao fortalecimento das comunidades negras, indígenas, quilombolas e ciganas, conforme as diretrizes do Ministério da Igualdade Racial. A iniciativa reforça o compromisso de Dilermando de Aguiar com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa com a diversidade cultural e étnica.