Na manhã de sexta-feira, 14 de novembro, a EMEF Valentim Bastianello promoveu a Oficina Afro e Indígena, Sabores e Saberes, desenvolvida no projeto das turmas do 4º ano da professora Rosana Teixeira e do 5º ano da professora Luciana Prevedello, juntamente com a monitora Michele Medeiros, em uma programação especial dedicada ao conhecimento e à valorização da diversidade cultural. A atividade contou com exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, propostas didáticas sobre história e identidade, além de uma palestra com representantes do NEABI.
A professora Jacileine Aguiar e João Veiga, estudante de jornalismo da UFSM, conduziram a palestra trazendo reflexões sobre ancestralidade, pertencimento e respeito às tradições afro-brasileiras. Ambos, integrantes do NEABI, destacaram a importância de espaços educativos que incentivem o diálogo e ampliem o entendimento sobre as contribuições desses povos para a formação do Brasil.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Dotto, do secretário de Educação Eleodoro Alves, do diretor Pedro Adamar, da vice-diretora Luana Pinheiro e de professores da instituição, reforçando o compromisso da Administração Municipal de Dilermando de Aguiar com ações pedagógicas que promovam inclusão, cultura e conhecimento.

