Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação e das escolas municipais e estadual de Dilermando de Aguiar participaram de uma importante formação sobre a Lei Lucas. O encontro aconteceu no Centro de Atendimento Pedagógico (CAP) e foi ministrado pelos soldados SD QPBM Robson Militz Müller e SD QPBM Bruno Gabriel Cassol, do Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul.
A capacitação teve como foco o aprendizado sobre primeiros socorros e os procedimentos adequados em situações de emergência dentro do ambiente escolar. A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) tornou obrigatória essa formação para professores e funcionários de escolas públicas e privadas, após o trágico caso do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu por asfixia durante um passeio escolar.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações práticas sobre como agir em casos de engasgo, quedas, desmaios e outras situações que exigem ação imediata até a chegada de socorro especializado. Estiveram presentes profissionais das escolas EMEI Criança Feliz, EMEF Valentim Bastianello, EMEF José Antônio Azambuja e EEEM Rocha Vieira.
A formação contou com a presença do secretário municipal de Educação, Eleodoro Alves, da diretora da secretaria, Marta Mello, e da diretora pedagógica, Mariele Freire. A Administração Municipal de Dilermando de Aguiar, por meio da Secretaria de Educação, reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar dos alunos, promovendo ações que capacitam e preparam os educadores para lidar com situações de emergência no ambiente escolar.