Pular para o conteúdo
Início Notícias SOBEM AINDA MAIS OS NÚMEROS DE CASOS DE COVID EM DILERMANDO DE AGUIAR

Compartilhe:

SOBEM AINDA MAIS OS NÚMEROS DE CASOS DE COVID EM DILERMANDO DE AGUIAR


Município pode chegar aos 100 casos confirmados nos próximos dias

O prefeito municipal de Dilermando de Aguiar, Claiton Ilha, emitiu um novo decreto nesta sexta-feira (19/02), devido ao alto índice de contaminação pelo coronavírus no município. Conforme o prefeito, os casos ativos aumentaram drasticamente e obrigaram o governo municipal a tomar a atitude. O novo Decreto, em vigor até o dia 01 de março, proíbe a aglomeração de pessoas nos espaços públicos, em especial, praças, campos de futebol, e demais áreas de lazer. Os bancos, aparelhos de ginástica e brinquedos que estiverem em locais abertos ou fechados foram isolados impedido o acesso do público.

O novo Decreto determina a suspensão das atividades de todas as igrejas, templos e instituições religiosas, cultos, missas e reuniões, até a vigência do documento. Ficam proibidas todas as atividades esportivas como bocha, futebol, vôlei, biliar, sinuca entre outros. As lancherias, restaurantes e similares poderão atender ao público das 07h às 14h, com almoço ao público somente na modalidade “prato-feito”. Das 14h às 22h será permitido apenas o serviço de Delivery (compra e retira o produto para consumo em casa). A permanência de clientes para o consumo, principalmente o de bebidas alcoólicas, nos estabelecimentos como bares, mercearias e afins, está proibido em qualquer horário. Os salões de beleza, academia e demais estabelecimentos de prestação de serviços deverão atender individualmente, por meio de agendamento.

O decreto, proíbe também o comércio de ambulantes no perímetro urbano e suspende a emissão de novos alvarás ou licenças previstas pela Lei Municipal. Além das atribuições do novo Decreto, também é obrigatório, conforme decreto estadual, o uso de máscaras de proteção faciais em locais públicos como ruas, praça, calçadas e avenidas.

O prefeito Claiton Ilha não descarta a hipótese de “lockdown”. “Vamos, sim, adotar medidas restritivas para outras atividades e até analiso a possibilidade, se mantivermos ao longo da vigência do novo Decreto o aumento nos índices de covid e o descumprimento das medidas já adotadas, de implementarmos o toque de recolher em todo o município para evitar o pior”, declarou o prefeito.

A administração municipal solicita que os pacientes infectados permaneçam em isolamento domiciliar, conforme termo assinado, e que os possíveis casos suspeitos mantenham o distanciamento social, façam o uso de máscaras de proteção facial e de demais medidas de precaução instituídas em Decretos e protocolos. Em casos de suspeita da doença, o paciente deve procurar um atendimento imediatamente.

Denúncias sobre aglomerações ou descumprimento das atribuições poderão ser feitas pelo telefone 36124246 (inclusive whatsapp) e para a Brigada Militar, pelo telefone 190, que apoiará a administração municipal na fiscalização e no cumprimento das ações.

VACINAS

Claiton destaca que a administração municipal sempre esteve preocupada com a saúde da população e que desde as primeiras ações agiu, de forma consciente, coerente e dentro da legalidade, para atender a todos os munícipes. “A Secretaria de Saúde já conclui a vacinação dos acamados, acima de 60 anos, e dos idosos acima de 85 anos. Em breve as vacinas chegarão a todos os dilermandenses, dentro dos prazos estipulados pelas entidades de saúde e contemplando cada grupo prioritário. É necessário aguardar a divulgação do cronograma de vacinação para que não ocorra aglomerações desnecessárias na UBS Central”, finalizou o prefeito.

ATUALIZAÇÃO DOS CASOS

O último boletim epidemiológico do município contabiliza, agora, 20 casos ativos. A secretaria confirma que desde o início da pandemia até o momento, 83 pessoas foram infectadas pela Covid-19, porém, 61 destes casos são pacientes recuperados da doença, 02 casos evoluíram à óbito e 39 casos são considerados suspeitos.


Texto: Arlei Silveira – Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA
Imagem: Douglas Marcon / Divulgação
Fone: (55) 36124246
comunicacao@dilermandodeaguiar.rs.gov.br

ATENÇÃO!!
NÃO ESPALHE notícias falsas.
✋A VERDADE, EM PRIMEIRO LUGAR!
Fake News, é CRIME! 😡

Faça o download dos arquivos:

    Veja também:

    Administração de Dilermando de Aguiar recebe Lea...
    Entre as pautas abordadas estiveram a destinação de emenda impositiva, que são recursos para as comunidades através de indicação de vereadores, ajuda de custo pelo executivo para contratação de atrações...
    Administração de Dilermando de Aguiar recebe vis...
    Moradores da localidade de Santa Fé, no interior de Dilermando de Aguiar, Fabrício e Valquíria são lideranças da comunidade e membros da 1ª IEPC (Igreja Evangélica Pentecostal Cristã)....
    Pular para o conteúdo