Oficinas preparam ovinocultores de Dilermando de Aguiar para a comercialização da produção

O grupo de ovinocultores de Dilermando de Aguiar, Caminhando Juntos, integrante do programa "Juntos Para Competir", do Sebrae, participa nesta semana de uma rodada de oficinas, palestras e dia de campo. Os encontros acontecem no Anexo da Câmara Municipal de Vereadores até a quarta-feira, dia 28 de março.

As palestras, ministradas pelo SENAR, têm como objetivo instruir os ovinocultores na preparação das ovelhas para a reprodução, considerado essencial para o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho. Também incluem o programa de palestras: as técnicas de manejo; a criação extensiva e confinada de ovinos e caprinos; o gerenciamento do empreendimento e a comercialização da produção; o controle da produção e a qualidade de animais e produtos derivados (observando a legislação sanitária e ambiental); e o enfoque na preservação do meio ambiente.

Durante o dia de campo, realizado na propriedade de Upiragibe Ferrari Pinheiro, o prefeito municipal Claiton Ilha, em nome da administração, procedeu com a entrega de um "Tronco Americano" (tronco de manejo), utensílio usado para o manejo de ovinos e caprinos. A máquina ficará à disposição da Secretaria Municipal de Agricultura para o uso dos produtores rurais do município, em especial os integrantes do grupo de ovinocultores.

Neste ano, o Programa Juntos Para Competir já promoveu ao grupo de produtores do município a consultoria técnica com veterinário, a consultoria gerencial e a participação no Encorte – Encontro de Raças Bovinas de Corte, em Santa Maria.

Dilermando de Aguiar, por intermédio do escritório local da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, aderiu ao programa no início do ano de 2017, com o objetivo de oferecer incentivo aos produtores de ovinos do município.

Texto e fotos: Arlei Silveira