Escola de Dilermando de Aguiar adota turno integral

Turno inverso contará com oficinas temáticas

A educação inclusiva é um compromisso da administração municipal na rede municipal de ensino. Assim, de forma pioneira na região central do estado, o ensino público em tempo integral será implantado, a partir da próxima semana, na EMEF Valentim Bastianello, escola integrante da rede municipal de educação. A apresentação dos novos projetos pedagógicos e a metodologia de ensino foram apresentados à comunidade escolar na tarde de terça-feira (14), nas dependências da escola. De acordo com a meta 06, do Plano Municipal de Educação, o município deverá ofertar educação em tempo integral em 50% de suas escolas buscando atender 25% dos alunos matriculados na educação básica do município.

Para a secretária municipal de Educação, professora Marilei Oliveira, a maior vantagem do modelo não está tanto nos aspectos físicos, mas sim na mudança de mentalidade pois o projeto incentiva o desenvolvimento das habilidades dos alunos em diferentes áreas. Os alunos do 5º ao 9º ano puderam optar pelas oficinas e os alunos das outros anos foram direcionados aos cursos de acordo com a faixa etária além de optarem por outras atividades. Entre as oficinas que compõe o projeto pedagógico estão: Teatro, educação ambiental, judô, danças tradicionalistas, coral, música instrumental, interpretação e produção textual, jogos matemáticos, entre outras atividades. “Nosso trabalho busca a oferta da aprendizagem de forma ampla e colaborativa, oferecendo oportunidades para todos e estratégias diferentes para cada um, de modo que todos possam desenvolver seu potencial”, destaca a Marilei.

A migração para o modelo de turno integral acontecerá gradativamente na EMEF Valentim Bastianello a partir de quinta-feira (16). As oficinas acontecerão nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, até às 14h45. Além das oficinas os alunos terão o intervalo para o almoço, e aula normal no período da manhã.

Participaram do evento de apresentação dos novos projetos a 1ª Dama, Rosangela Deprá Ilha, a Secretária Municipal de Educação, Marilei Oliveira, a Secretária Municipal de Assistência Social, Luciane Trindade, a Secretária de Saúde, Barbara Leão de Brum, o Secretário Municipal de Agricultura, Upiraibe Ferrari Pinheiro, diretores e assessores de secretarias, o presidente da Câmara de Vereadores, Elizandro Tavares, vereadores, lideranças políticas locais, professores, servidores e a comunidade em geral.

Assessoria de Comunicação – PMDA
Texto e foto: Arlei Silveira