Escola Rocha Vieira, em Dilermando de Aguiar, completa 78 anos

Comemorações marcaram o dia letivo da escola

Uma grande festa e muitas homenagens marcaram as comemorações dos 78 anos da Escola Estadual Rocha Vieira, em Dilermando de Aguiar. O evento foi prestigiado por pais, estudantes, professores, autoridades, além de ex-alunos e funcionários da unidade de ensino.

Para tornar esta a ainda mais especial, os professores e os alunos desenvolveram atividades de resgate da história da unidade escolar. Foi produzido uma apresentação com imagens e informações relacionadas desde o período de sua fundação até os dias atuais. O diretor Daniel Beck, que está na gestão da escola há dois anos, destaca a importância da escola para o aprendizado das crianças dilermandenses. “Há 78 anos a escola Rocha Vieira vem educando crianças e ajudando a construir um futuro novo para os alunos do município e da região”, ressaltou o diretor.

A festa de comemoração, realizada na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro, contou com a presença do presidente da câmara municipal de vereadores, Elizandro Brasil, da Diretora da EMEF Valentim Bastianello, da secretária municipal de educação, Marilei oliveira e do prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB). Na ocasião, os alunos entoaram o Hino Nacional Brasileiro e acompanharam, atentos, aos relatos dos ex alunos, dos professores e das autoridades convidadas .

Para a professora Eliane Rocha, que atualmente leciona para os alunos das séries iniciais, participar deste momento traz muita alegria e boas memórias. “Vivemos momentos de muita emoção. Fui alfabetizada nesta escola e hoje tenho dois filhos que aqui estudam. Amo meu trabalho e sou feliz por lecionar", declarou, emocionada, a professora.

Segundo o diretor, a data fará parte do calendário interno da escola para ser também comemorada nos próximos anos.

História

A Escola Rocha Vieira foi fundada no dia 12 de novembro de 1940 com a denominação de Grupo Escolar Rocha Vieira, em um terreno doado pelo senhor Otacílio Rocha. Na época foram criadas 04 séries e a primeira diretora foi a senhora Leda Oliveira da Rocha. Com o aumento do número de alunos, com o passar do tempo, foi necessário ampliar a escola e aumentar o número de séries. Em 1977 o grupo escolar foi reorganizado para atender mais alunos e passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Rocha Vieira, com oito séries. Atualmente a Escola conta também com o ensino médio, aulas diurnas e noturnas e atende por Escola Estadual de Ensino Médio desde o ano de 1999, quando a secretaria estadual de educação autorizou o funcionamento do ensino médio.

Mais de 220 alunos estudam na escola nos turnos matutino e vespertino. A equipe diretiva é composta pelo Diretor geral da Escola, professor Daniel Beck, pelos vices-diretores de turno, Marizane Keller, Eleodoro dos Santos e Jaime Lima. O corpo docente é formado por 27 professores e 08 funcionários.

Durante os 78 anos de existência a escola colaborou com o crescimento, o desenvolvimento e a educação das crianças, jovens e adultos dilermandenses.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Foto: Arlei Silveira