Alunos dilermandenses participam de palestra sobre o cuidado e o manejo de animais peçonhentos e a natureza

Por: Arlei Silveira

A educação ambiental constitui um importante instrumento que possibilita à sociedade uma reflexão sobre a valorização da natureza e da biodiversidade. Desta forma, a secretaria municipal de educação e a secretaria municipal de agricultura e meio ambiente proporcionaram aos alunos do sétimo ano da Escola Valentim Bastianello um dia de campo sobre o tema. Durante a manhã de terça-feira (21), os alunos participaram de palestra sobre os animais peçonhentos e a natureza, conferiram de perto os habitats dos animais e das plantas e visitaram laboratórios da UFSM.

Os alunos e professores da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria dissertaram através de palestras e demonstrações práticas, sobre a importância de tais animais para o ecossistema, nichos ecológicos, prevenção de acidentes e o modo de agir no caso de contato com os mesmos.

Além da visita realizada nos laboratórios os estudantes dilermandenses passearam pelo jardim botânico da universidade e pela exposição de animais empalhados onde tiveram contato com serpentes, plantas, insetos, aracnídeos (como as Caranguejeiras), animais empalhados (taxidermizados), e puderam conferir de perto os animais conservados em solução líquida à base de formol.

Acompanharam os alunos nesta jornada a diretora municipal de esportes, Fernanda Huffell Teixeira; a coordenadora pedagógica da Escola Valentim Bastianello, Alexandra Rosa; e as professoras Simoni Nardi e Denise Dorneles.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA