SECRETARIA DE SAÚDE SUSPENDE TEMPORARIAMENTE A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Secretaria Municipal de Saúde de Dilermando de Aguiar informa que não haverá a vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira (26/03), no município. A imunização está suspensa até a chegada de uma nova remessa de doses. O Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde não reabasteceram os estoques da cidade. O município já solicitou as novas doses e irá divulgar o retorno da vacinação quando as doses chegarem. A previsão é que as doses cheguem até o final da tarde de quinta-feira e a campanha seja retomada ainda na sexta-feira, dia 27 de março.

A diretora de programas da saúde, Viviane Leal, informou que o município recebeu apenas 14% das doses referentes à campanha, o que equivale a pouco mais de 100 doses. As primeiras doses acabaram no segundo dia de campanha e imunizaram alguns idosos da sede do município. A próxima remessa imunizará os idosos residentes nas localidades mais populosas do interior, mapeadas conforme o cronograma de vacinação da secretaria de saúde. Os idosos receberão a vacina em casa, sem a necessidade de deslocamento para evitar possíveis aglomerações.

A secretária municipal de saúde, Barbara Leão de Brum, alerta que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). “Estamos seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde. É de extrema importância que a nossa população, principalmente os mais idosos se protejam dos vírus da influenza e reduzam o número de internações, complicações e de mortes em decorrência de infecções, principalmente nesse momento que estamos enfrentando essa pandemia”, destaca Barbara, explicando que a vacina que está sendo aplicada é fabricada com partículas inativadas dos vírus, portanto, ela é incapaz de produzir a doença.

O prefeito municipal, Claiton Ilha, falou da importância da vacinação. ““É fundamental que a gente consiga imunizar um grande número de pessoas do público-alvo. Mesmo quem já se vacinou no ano passado, precisa receber nova dose. A imunização é segura e muito importante para evitar complicações”, alertou o prefeito, ao mesmo tempo em que solicitou que a população permaneça em casa e siga as orientações de higienização propostas pelos órgãos de saúde.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA