Administração municipal estuda medidas para amenizar prejuízos com a escassez de chuva no município

Texto e fotos: Arlei Silveira

Agricultores de Dilermando de Aguiar estão sofrendo com a falta de chuva na região. Há mais de 40 dias não chove forte no município, prejudicando a irrigação de hortaliças, frutas e legumes. A seca também afeta os reservatórios naturais de água como os açudes e córregos que, com o passar dos dias, diminuem gradativamente o volume de água.

Preocupada com a escassez de chuva, e com a a redução de água nos reservatórios do município, a administração municipal reuniu-se com os secretários de governo para tomar medidas emergenciais e acelerar o processo de atendimento aos produtores rurais.

Entre as medidas previstas, estão a recuperação de canais de irrigação de uso coletivo e a reforma de reservatórios de águas nas propriedades rurais. Nesta semana foram providenciadas as construções e reformas de reservatórios de água nas de Cerro da Porteirinha, Peludo, Capão Grande, Campo da Pedra e Biscaí. Além deles, outros produtores também serão atendidos nos próximos dias. Segundo o secretário de agricultura, Upiragibe Ferrari Pinheiro, mais de 100 agricultores serão beneficiados com a construção e reparos de reservatórios. "Alguns produtores já enfrentam a falta de água para o consumo da pecuária e principalmente para irrigar as hortaliças", completou o secretário.

O prefeito Claiton Ilha alerta a população para que economize a água e evite desperdícios.