Intercâmbio agrícola proporciona conhecimentos a gaúchos e uruguaios

Com a finalidade de conhecer as alternativas de produção rural sustentável implantadas no Brasil, uma comitiva, composta por agricultores de quatro departamentos uruguaios (Tacuarembó, Rivera, Durazno e Rocha), esteve visitando duas propriedades em Dilermando de Aguiar na tarde desta quinta-feira, 22 de março.

Conduzidos pela engenheira agrônoma da Emater Luane Tirone e pelo assistente técnico regional, Roblem Coelho, o grupo, composto por técnicos e engenheiros agrônomos, veterinários, produtores rurais, ovinocultores, lideranças políticas e representantes de entidades agropastoris, conheceram as técnicas adotadas pelo casal Ivorema e Elton Staggemeier no cultivo de flores, frutas e hortaliças.

O intercâmbio foi organizado pela Emater/RS em parceria com a Fundação Indra (Instituto para el Desarrollo Rural y Águas), entidade não-governamental, que tem o propósito de capacitar e fomentar melhorias na área rural. O engenheiro agrônomo e presidente da Fundação Indra, Aler Donario, apresentou a entidade e falou sobre os projetos em desenvolvimento pelo Indra direcionados à proposta de promoção da agricultura sustentável.

O grupo também visitou a propriedade de Alexandre Proença, na localidade de Cancha do Pique, onde puderam observar o rebanho ovino e receber orientações sobre o manejo dos animais. José Washington Gonzales, prefeito de Minas de Corrales, falou da infraestrutura montada para a criação de ovelha, desde o nascimento até o abate. “A pecuária gaúcha está mais desenvolvida que a uruguaia, e vou levar ideias que podem ser aplicadas em nosso território, especialmente nas cooperativas familiares”, disse.

Ao final do encontro, a gerente regional da Emater, Regina Hernandez, e a gestora de projetos do SEBRAE, Lidiane Soldatti, agradeceram a visita dos "hermanos" e destacaram que estes intercâmbios fortalecem conhecimentos e estreitam os laços de amizade entre as duas nações.

Texto e fotos: Arlei Silveira