Planificação da Atenção Básica - Servidores da secretaria de saúde em Dilermando de Aguiar participarão de oficinas

Ao aderir a planificação da atenção à saúde básica, os 32 municípios da região têm como responsabilidade e compromisso fortalecer e melhorar os serviços de saúde prestados para a população.

O projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde usa como método de trabalho 6 oficinas que acontecem, primeiramente, na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde em Santa Maria e conta com a participação de 3 facilitadores/tutores que realizam, sequencialmente, juntamente com todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Dilermando de Aguiar a mesma oficina trabalhada em Santa Maria.

Após cada oficina, os trabalhadores e os gestores municipais participantes desenvolvem atividades e ações estratégicas com o objetivo de aprimorar o processo de trabalho e de intervir na realidade local (dispersão). A tutoria acontece pelo acompanhamento semanal in loco nas Unidades Básicas de Saúde realizada pelo tutor municipal, com objetivo de observar os processos de trabalho, fluxos, protocolos, rotinas e estimular as mudanças necessárias no processo de trabalho de cada equipe.

Em Dilermando de Aguiar as oficinas acontecerão uma vez ao mês. Em abril a curso ocorrerá no dia 18, durante todo o dia.

Na quarta-feira, dia 18 de abril, devido a oficina, não haverá atendimento ao público nas unidades de saúde do município. Estarão fechadas a Unidade Básica de Saúde Central e a Unidade Básica de Sáude em São José da Porteirinha, bem como a secretaria de saúde.

O atendimento nos postos de saúde em Dilermando de Aguiar, tanto na sede quanto em São José da Porteirinha, no dia 18 de abril, será em regime de plantão e os pacientes serão encaminhados ao pronto atendimento em São Pedro Do Sul em casos de urgência ou emergência.

Texto e foto: Arlei Silveira
Com informações da SMSDA