Corede Central define projetos para compor a cédula de votação da Consulta Popular 2018

Os delegados e os gestores de prefeituras e de entidades que fazem parte do Corede Central(Conselho Regional de Desenvolvimento), realizaram na tarde de quinta-feira, dia 24 de maio, no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma assembleia regional ampliada para definir os seis projetos que irão compor a cédula de votação na Consulta Popular do Rio Grande do Sul em 2018. definiram as áreas na tarde desta quinta-feira (24), no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Além das áreas, os participantes também definiram o percentual de recursos que caberá a cada um dos projetos se eleitos pela população. A votação ocorrerá de 26 a 28 de junho. Dos seis projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, somente as três mais votadas receberão os investimentos. O mais votado receberá 50%; o segundo 30%; e o terceiro 20%.

O Delegado eleito, representando Dilermando de Aguiar, chefe de gabinete e secretário municipal de agricultura, Upiragibe Ferrari Pinheiro, destacou a importância desta votação e, principalmente, da próxima, na qual a população vai escolher quais áreas o Governo do Estado deve priorizar. “Este é um momento de extrema importância para a Consulta Popular, pois vamos indicar quais temas acreditamos que o governo do estado deve investir os recursos", disse o delegado.

Antes da votação, os participantes puderam ouvir um pouco dos projetos indicados pelas assembleias microrregionais e, ainda, puderam defender quais as propostas entendiam ser de maior relevância para a sociedade.

De acordo com o presidente do Corede Central, Caio Jordão, essa votação e a escolha dos projetos é determinante para o progresso das cidades como Dilermando de Aguiar, situadas no centro do estado. “Estamos aqui para propor o que entendemos ser importante para a Região Central e para o seu desenvolvimento. Este dinheiro que pode ser investido precisa ser bem aplicado”, ressaltou Jordão.

Participaram da Assembleia Ampliada, os delegados escolhidos nas Assembleias Microrregionais, os membros da Comissão Regional, os prefeitos, os presidentes das Câmaras de Vereadores, os presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento, os dirigentes máximos dos órgãos regionais, estadual e federal, além dos representantes das universidades, dos ex-presidentes dos Coredes, dos presidentes e ex-presidentes dos Consórcios das microrregiões e a direção executiva do Corede.

CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular é instituída por lei e é um processo em que a população tem oportunidade de definir onde o Estado irá investir parte de seu orçamento. Neste ano, serão disponibilizados R$ 80 milhões para a Consulta Popular, que ocorre em seis etapas: Assembleia Regional Inicial; Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais, abertas a todos os cidadãos; Assembleia Regional Ampliada; votação das prioridades com a finalidade de inclusão de projetos no orçamento do Estado/exercício 2019; consolidação e detalhamento dos projetos eleitos, por meio de reuniões regionais com os técnicos dos órgãos executores das demandas eleitas; e avaliação final do processo.

Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Santa Maria. O valor destinado ao Corede Central é de: R$: 2.797.706,27. 

PROJETOS APROVADOS
- Videomonitoramento e cercamento eletrônico
- Reaparelhamento dos órgãos de Segurança
- Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
- Fomento do Desenvolvimento Rural Sustentável
- Sistema Regional de Informações Turísticas
- Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais

Assessoria de Comunicação - PMDA
Com informações de Maurício Araujo
Texto: Arlei Silveira
Foto: Elizandro Brasil

dilermando de aguiar

Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar - RS
Cep 97180 - 000 
 
 
Horário de Atendimento
Seg-Sex 08h às 12h
Exp. interno das 13h às 17h