Participantes das oficinas do CRAS de Dilermando de Aguiar realizam passeio

Tarde inesquecível teve aventura, brincadeiras e convívio com animais silvestres

A secretaria municipal de assistência, desenvolvimento social e cidadania de Dilermando de Aguiar e o CRAS proporcionaram uma tarde inesquecível para as crianças e os adolescentes participantes das oficinas promovidas no município. O grupo visitou o Criadouro Conservacionista São Braz e também se divertiu nos brinquedos do centro de recreação Zig Zag Play, instalado no Shopping Praça Nova, em Santa Maria.

A viagem foi regada a descontração, música e muita alegria. A primeira parada foi no Shopping Praça Nova onde as crianças e os adolescentes tiveram, gratuitamente, uma hora para brincar à vontade em todos os Brinquedos eletrônicos de última geração. Acompanhados pelos coordenadores do CRAS e pelos servidores da prefeitura a turma brincou na Pista de Bate Bate, nos simuladores de Carros e Motos e foram ao delírio na Torre Tornado. A loja funciona no horário comercial do shopping e os pais podem deixar os pequeninos brincando no local enquanto realizam suas compras.

Muitas crianças foram ao shopping pela primeira vez. Para a Secretária de assistência social, Luciane Trindade, foi gratificante ver a alegria estampada nos olhos de cada um. O passeio no Shopping encerrou com uma rodada de sorvetes para todos os participantes do passeio.

A jornada da turma do CRAS seguiu avante e desbravou o Criadouro Conservacionista São Braz, na localidade de Boca do Monte. O criadouro abriga e recupera mais de 600 animais desde pequenas aves até mamíferos grandes, como ursos e leões. São 172 espécies, nativas e exóticas, 15 delas ameaçadas de extinção.

Acompanhadas de um guia, as crianças encantaram-se com as araras azuis, com o gato do mato mourisco e puderam conhecer de perto uma jaguatirica. Conforme o guia a história dos moradores do criadouro quase sempre tem um começo triste. Alguns foram maltratados, atropelados e abandonados. Para atender a toda a bicharada, funcionários e voluntários trabalham no local, que é mantido principalmente com doações.

Santos Braz, proprietário do criadouro, informa que a maioria dos animais de grande porte tem uma história parecida. Muitos deles viviam no circo sendo explorados em atividades que hoje são proibidas por lei. É o caso de um casal de tigres de bengala "que agora vivem bem mais à vontade do que quando ficavam presos em jaulas", explica Braz.

Além de conhecerem os animais e de ver alguns soltos na natureza, como os pavões, pacas e macacos, as crianças também participaram de um piquenique ofertado pelo CRAS e pela Secretaria de assistência Social.

No final da tarde todos estavam encantados com o passeio e a volta pra casa teve muita história, para contar e para ser lembrada.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Foto: Arlei Silveira/CRAS/Divulgação