Oficina de tecelagem em lã crua proporciona formação profissional rural em Dilermando de Aguiar

Aproximadamente 15 mulheres participam das oficinas

Valorizando a produção artesanal e com a missão de desenvolver ações de formação profissional rural, o SEANR, através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, realiza, na localidade de Rincão do Pinheiro, interior de Dilermando de Aguiar, o curso de tecelagem em lã crua. A atividade de promoção social, voltadas ao "homem/mulher rural", apresenta noções básicas sobre a tecelagem em lã crua e contribui com a profissionalização e com a integração do artesão na sociedade. Aproximadamente 15 mulheres participam das oficinas.

Ministrado pela instrutora do SENAR, Márcia Viana Durán, o curso aborda temas desde a produção da lã, a lavagem, a cardagem, a fiação o tingimento, o tear e os acabamentos. Destinado aos iniciantes na arte de tecer a partir da produção do fio, exige a prática dos conteúdos, de forma intensa e persistente, até a aquisição de pleno domínio em lã crua.

O prefeito Claiton Ilha (MDB) acompanhou, na tarde de terça-feira, 06 de novembro, um pouco do trabalho realizado pelas tecelãs. Foi realizado a cardagem e posteriormente produzido os fios de lãs. As oficinas ocorrem na localidade de Rincão do Pinheiro e seguem até a sexta-feira, dia 09 de novembro.

Por: Arlei Silveira
Foto: Arlei Silveira