"Dia de Campo" trata de produção para o auto consumo e de como obter lucro com investimento baixo

Escritório municipal da Emater de Dilermando de Aguiar em parceria com a secretaria municipal de agricultura e meio ambiente e a secretaria municipal de assistência, desenvolvimento social e cidadania, promoveu na tarde de quarta-feira, 21 de novembro, um Dia de Campo que abordou temas do programa "Sócio Assistencial". O evento aconteceu na localidade de Campo da Pedra. Um grupo com mais de 15 agricultores participou do encontro.

Na propriedade da senhora Clotilde Teixeira da Silva foram discutidos assuntos relativos ao "Programa de Gestão" e a importância da produção de alimentos para o autoconsumo. O grupo conheceu um pouco do trabalho realizado pela família no cultivo de tomates, beterrabas e hortaliças. Na estufa foram demonstradas técnicas para o cultivo e a produção de tomates. Conforme o chefe do escritório municipal da Emater, Thiago Portella, a produção de hortifrúti no município tende ao crescimento. Clotilde Teixeira contou que o lucro com a venda da produção, através do programa desenvolvido, a família paga a luz, a internet, e ainda sobra para investir em mais mudas e sementes.

Para Luana Tirone, engenheira agrônoma da Emater, o trabalho familiar é essencial para o sucesso da produção. Após um estudo realizado com as famílias atendidas constatou-se um lucro de mais de 500% sobre a venda de alguns produtos. Segundo Luana uma bandeja de mudas de tomates, ao custo de aproximadamente 100 Reais poderá resultar em um lucro líquido de mais de 1.000 Reais aos produtores.

Os produtores rurais também acompanharam as palestras que trataram sobre o tratamento das águas servidas, sobre o programa bolsa juventude rural e a produção de alimentos para o autoconsumo, sobre o melhoramento do entorno da propriedade e sobre o acesso às políticas públicas e o encaminhamento da documentação.

As estações, com os temas abordados ocorreram nas propriedades dos produtores Clotilde, Dalvana e Guiomar. O prefeito Claiton Ilha (MDB) participou da abertura das atividades e na oportunidade colocou a administração pública à disposição de todos os produtores.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Foto: Arlei Silveira