Prefeitura inaugura novo prédio do CRAS e amplia o atendimento

A Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar inaugurou na sexta-feira, 28 de dezembro, o novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O novo empreendimento permitirá ao prefeito Claiton Ilha (MDB), ampliar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Um contrato celebrado entre a prefeitura municipal e a União Federal, por intermédio do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social) do Ministério do desenvolvimento Social, através do Programa de Estruturação da rede de Serviços de Proteção Social Básica, garantiu um investimento de aproximadamente R$ 354 mil. A construção, um amplo empreendimento, de 165 metros quadrados, passará a contar com uma sala de reuniões, sala para atendimentos e atividades diversas, além de espaço para crianças e um quiosque. Segundo a secretária municipal de assistência social, Luciane Trindade, quase 47 mil reais de recursos próprios foram investidos para a aquisição de móveis e equipamentos.

Entre as principais ações do CRAS de Dilermando de Aguiar estão os cursos de artes manuais para as mulheres; o "Hora do Mate"; a oficina de "Teatro"; e a Banda Marcial do município. O Novo prédio, construído pela empresa ARR Construções e Maquinas, de Renan Menezes da Rosa, atenderá cerca de 150 famílias.

O CRAS é responsável por executar os programas e os projetos sociais desenvolvidos pelo Governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

Além das oficinas, o CRAS realiza palestras sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança, capoeira, teatro e música. Também trabalha com grupos de idosos e portadores de deficiências, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.

Participaram da solenidade de inauguração os secretários de governo, os diretores de secretarias, servidores da administração pública, o vereador Renato Mello, a secretária de assistência social de São Pedro do Sul, Cristiane Parnov e a comunidade em geral. Após o ato solene foi servido um coquetel a todos os presentes e realizado um sorteio de brindes.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Assessoria de Comunicação - PMDA