Idosos e deficientes têm novo prazo para cadastro no BPC

A Secretaria de Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania de Dilermando de Aguiar informa aos Beneficiários de Prestação Continuada(BPC) que não efetuaram as inscrições no Cadastro único para os “ Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)”, até o dia 31 de dezembro de 2018, terão tem mais uma chance para regularizar a situação. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social a obrigatoriedade de fazer a inscrição continua. Porém, na prática, os idosos e deficientes ganharam mais tempo para se inscreverem no CadÚnico antes de terem o benefício suspenso.

A secretária municipal de assistência, Luciane Trindade, alerta que é preciso ficar atento ao cronograma com as datas limites para o cadastramento. Os prazos são definidos de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário.

Quem nasceu nos meses de janeiro, fevereiro ou março, por exemplo, está no primeiro lote, e deve fazer a inscrição no CadÚnico até 31 de março de 2019. Quem fizer a inscrição até lá não terá o benefício suspenso. Os idosos e deficientes que fazem aniversário a partir de abril terão um prazo final de inscrição maior ainda.

Veja os novos prazos para inscrição no CadÚnico:
Quem faz aniversário de janeiro a março: Até 31/03/2019
Quem faz aniversário de abril a junho: Até 30/06/2019
Quem faz aniversário de julho a setembro: Até 30/09/2019
Quem faz aniversário de outubro a dezembro: Até 31/12/2019

Caso o beneficiário não regularize a sua situação até o mês do seu aniversário, o mesmo terá o benefício bloqueado e após o bloqueio, terá mais 30 dias para regularizar o seu cadastro ou informar o motivo que impediu sua inscrição ao INSS. Já na situação de o beneficiário não se manifestar após os 30 dias, ele terá seu benefício suspenso. Após a regularização do Cadastro Único o BPC será reativado e realizado o pagamento de todos os valores devidos durante o bloqueio.

Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social de Dilermando de Aguiar ou pelo telefone 3612-4246.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania