Campanha de vacinação contra a influenza inicia na quinta

A partir de quinta-feira (11), Dilermando de Aguiar começará, oficialmente, a campanha municipal contra a gripe Influenza A/H1N1. As doses da vacina estarão disponíveis na Unidades Básicas de Saúde Central, diariamente das 08h às 17h. Devido as obras de reforma e ampliação do prédio da Unidade Básica de Saúde de São José e na intenção de preservar a integridade física da população, não haverá vacinação na unidade.

No dia 4 de maio, dia D da campanha, as equipes volantes da secretaria de saúde atenderão as comunidades do interior com o seguinte roteiro:
Equipe 1
08h30 - Cerro do Biscaí - Esquina do Adão Ramos
9h - Cerro da Porteirinha - Escola Desativada
9h50 - Caixa D'Água - Salão Comunitário
10h30 - Grápia - Salão Comunitário
11h15 - Sotéia - Salão Comunitário

Equipe 2
08h30 - Rincão do Pinheiro - Salão Comunitário
9h15 - Rincão do Peludo - Salão Comunitáro
9h45 - Campo da Pedra - Salão Comunitário
10h30 - Capão Grande - Salão Comunitário
11h - Capão da Mangueira

Equipe 3
08h30 - Picada do Gama - Sabarão
9h15 - Sobradinho - Salção Comunitário
10h - Sarandi - Salão Comunitário
11h - Ricão dos Firminos

Equipe 4
10h - São José da Porteirinha - Salão Comunitário

O grupo prioritário que deve ser vacinado durante a campanha compreende: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma e artrite reumatoide), indivíduos imunossuprimidos (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia), portadores de trissomias (síndromes de Down e de Klinefelter), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Sobre a gripe H1N1
A gripe A, também chamada de gripe H1N1, é uma doença causada pelo vírus Influenza A (H1N1), e ficou amplamente conhecido após a pandemia de 2009. Esse tipo de vírus possui genes do vírus Influenza A humano, suíno e aviário e desencadeia um quadro de gripe mais grave quando comparado a outros tipos.

Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares. Por ser uma doença que pode causar a morte, é essencial conhecer as formas de se prevenir contra ela.

Prevenção
Além da vacina, que é a forma mais eficaz de proteção, outros cuidados podem ser tomados para se prevenir a doença como lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA