Pelo segundo ano consecutivo Valentim Bastianello terá oficinas no contraturno

Por: Arlei Silveira

Prefeito Claiton Ilha (MDB), acompanhado de secretários, diretores, vereadores, professores, pais e alunos prestigia lançamento dos projetos

Vários projetos oferecem atividades em busca da inclusão social de crianças, jovens e adultos. Na Escola Municipal Valentim Bastianello, no interior de Dilermando de Aguiar, não é diferente. Práticas inclusivas vêm sendo realizadas para integrar alunos com as necessidades educativas especiais ou dificuldades de aprendizagem. Acreditando no potencial dos seus alunos, a escola oferece ainda outras formas de inclusão social: oficinas no contraturno de esporte e lazer, canto-coral, dança, literatura e motricidade. Na tarde de terça-feira (16), foram apresentados à comunidade escolar os projetos curriculares e os projetos pedagógicos do contraturno. Entre as oficinas podemos destacar vôlei, capoeira, danças tradicionais, teatro, grafite e estamparia.

A instituição contará ainda com projetos curriculares, realizados em turno escolar, como o de Conscientização Fiscal e o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O PROERD é realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos e com o pleno objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. O vereador Renato Fernandes de Mello, incentivador e mediador do curso na escola, enfatizou que o PROERD contribui para a redução dos índices de reprovação e de evasão escolar.

O prefeito @Claiton Ilha (MDB) prestigiou o evento e comentou que a escola Valentim Bastianello, de forma responsável, tem se comprometido com a proposta da Secretaria Municipal de Educação na formação de cidadãos autônomos e críticos tendo como princípios norteadores as diretrizes da secretaria e de qualidade a serviço da vida. Participando ativamente da escola o aluno se sente, com toda certeza, incluído no grupo social onde ele está, e fora da escola ele também vai conseguir se socializar com mais facilidade conquistando o seu espaço na sociedade" completou o prefeito.

A diretora da escola, professora Luciane Bello, agradeceu a todos os professores, aos funcionários, aos pais e alunos e aos oficineiros contratados. "Em especial agradeço ao prefeito Claiton Ilha e a Secretária Marilei Oliveira por acreditar e apostar em uma educação de qualidade." Finalizando sua fala, a diretora destacou também o trabalho da equipe diretiva e da APM (Associação de Pais e Mestres).

Para a secretária de educação, professora Marilei Oliveira, pensar em educação na atualidade é pensar em possibilidades de aprendizagem por completo. "Esse é o nosso compromisso, proporcionar aos nossos estudantes projetos que os desafie, que os incentive, que apresente novas possibilidades, que os torne sujeitos conscientes, autônomos e protagonistas na sociedade onde vivem", destacou Marilei.

Participaram do evento secretários de governo, diretores de secretarias, assessores, servidores municipais, professores, funcionários, oficineiros, os vereadores Renato Mello e Elizandro Brasil, pais e estudantes.

Mais imagens em nosso facebook

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA