Valorizar a vida de forma cidadã e consciente foi tema de palestra para os alunos do PROERD

Por: Arlei Silveira

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD) voltou a atuar nas escolas de Dilermando de Aguiar em 2019. Intermediado pelo vereador Renato Mello, o programa é desenvolvido no turno inverso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello e no período letivo da Escola Estadual Rocha Vieira.

Na manhã de quarta-feira (26), os alunos participantes do projeto receberam informações sobre dicas de trânsito, educação fiscal e noções tributárias. O Soldado da Brigada Militar, Cristian Roni da Silva, responsável pela turma de proerdianos em Dilermando de Aguiar destacou a importância das crianças terem este tipo de aprendizado. "Eles prestam a atenção. Captam a informação e disseminam nos seus lares ou entre os amigos fazendo com que a mensagem alcance outras pessoas", completou o militar.

Fabiane Pinton, agente de fiscalização tributária do município, falou sobre a educação fiscal e a importância da inclusão do CPF na nota fiscal. Através de uma linguagem acessível, Fabiane apresentou as formas de arrecadação de impostos, como são aplicados pela prefeitura municipal e as formas de o cidadão colaborar para combater a sonegação fiscal estimulando nos estudantes a pratica da cidadania. “O programa possibilita às crianças e aos adolescentes adquirirem conhecimentos sobre vários temas além dos riscos e perigos do uso de drogas gerando disciplina, ética, criatividade e responsabilidade social”, finalizou Fabiane.

Também participaram do evento o instrutor do PROERD em Dilermando de Aguiar, soldado Cristian Roni, o prefeito municipal, Claiton Ilha, a Sargento da Brigada Militar, Janaina Colares, o Diretor de Transito do Detran em São Pedro do Sul, Paulo Freitas, o diretor da Escola Estadual Rocha Vieira, Eleodoro dos Santos e professores.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA