CENAS FORTES | SERVIDORES DA ÁREA DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

273781510 4833305110079966 8666637057124466939 n
As cenas parecem reais mas é apenas um pouquinho do dia de Capacitação e Atualização em SBV (Suporte Básico de Vida) e Atendimento Inicial ao Trauma que ocorreu Dilermando de Aguiar. O evento, que ocorreu na câmara Municipal de Vereadores, foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na atualidade, cada vez mais os servidores públicos da área de saúde se deparam com situações que exigem uma decisão imediata, uniforme, racional, adequada e eficiente. E isso se torna mais evidente e essencial quando uma pequena ação pode fazer uma grande diferença no final do processo de atendimento, principalmente em casos emergenciais.
Com isso, o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu aos Agentes Comunitários de Saúde e ao setor administrativo da Pasta, o curso que teve como objetivo qualificar ainda mais o atendimento prestado pelas equipes.
O curso, oferecido pela Seters Treinamento em Emergências e Saúde, do município de Santa Maria, contou com instruções ministradas pelo enfermeiro e responsável técnico pela Seters, Eduardo Campos. Ao todo foram aplicadas instruções teóricas e práticas focado em reanimação cardiopulmonar adulto e pediátrico (suporte básico de vida), e em atendimento ao trauma.
Conforme o enfermeiro Eduardo, durante o curso as turmas passaram por práticas e simulações onde as equipes atenderam a situações de atropelamento, colisões, quedas de altura, espancamento, entre outras. Desta forma, o curso também focou no fortalecimento do trabalho em equipe, envolvendo desde o condutor do veículo ao técnico em enfermagem/enfermeiro.
Para a secretária municipal de Saúde, Viviane Leal, “esse tipo de treinamento é muito importante para a nossa equipe pois o nosso hospital referência é em São Pedro do Sul, o que demanda um primeiro atendimento adequado com os protocolos atualizados para maximizar as chances de sobrevida do paciente”, conclui a secretária.