Alunos encantaram a comunidade com apresentações artísticas

Aconteceu na tarde quente de sábado, dia 14 de julho, em Dilermando de Aguiar, a Festa Juliana da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz. Organizada pela equipe da gestão escolar, professores, auxiliares, funcionários e o Círculo de Pais e Mestres (CPM), a festa contou com a presença da comunidade e de autoridades locais que se encantaram com as apresentações artísticas e prestigiaram o evento com muita alegria e entusiasmo. A decoração do hall, onde ocorreram as apresentações, foi realizada com trabalhos produzidos pelos próprios alunos em atividades direcionadas com o tema juliano.

Durante o evento ocorreu inúmeras brincadeiras, a comercialização de doces e salgados, um brechó e apresentações artísticas organizadas pelos professores com os seus alunos. Os professores ficaram muito satisfeitos com a participação e o envolvimento dos pais na festividade e esperam que a comunidade escolar continue engajada com a escola nessa luta por uma educação de qualidade para os seus filhos.

A diretora da EMEI Criança Feliz, Tânira Saccol, agradeceu a participação das famílias e a presença de todos que compareceram na escola. “A colaboração dos servidores da escola, dos membros da APM (Associação de Pais e Mestres) e a presença da comunidade foi fundamental para o sucesso de nossa festa juliana. Ficamos especialmente agradecidos com a participação de todos no evento, que se estendeu ao longo da tarde”, destacou a diretora da instituição.

Assessoria de Comunicação — PMDA
Texto: Arlei Silveira
Foto: EMEI Criança Feliz/Divulgação

O mandato dos eleitos, em regime de Mandato Tampão, encerra-se no dia 31 de dezembro de 2019

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Dilermando de Aguiar, realizou na manhã de quinta-feira, 12 de julho, o ato de posse da nova conselheira tutelar, do município e diplomou os respectivos suplentes. Foi empossada como conselheira tutelar, em regime de Mandato Tampão, a candidata eleita com o maior número de votos recebidos, Eliane Dias. Os suplentes: Ronaldo Pinheiro, Viviane Barros Teixeria, Sidnei Balconi Bassan e Jean da Costa Garcêz, foram diplomados durante a solenidade que ocorreu nas dependências da prefeitura municipal.

Participaram da cerimonia o prefeito municipal, Claiton Ilha, o Chefe de Gabinete, Upiragibe Ferrari Pinheiro, a Secretária Municipal de Assistência Social, Luciane Trindade, o Presidente do COMDICA, o professor e contador, Roberto Fernandes de Mello, a presidente do conselho tutelar, Andréia Estivalett, membros do conselho tutelar, conselheiros eleitos e familiares. Na oportunidade, os eleitos receberam um certificado de participação pelo mandato, e a nova conselheira foi apresentada a todos os presentes.

O presidente do COMDICA, Roberto Mello, em seu pronunciamento, destacou a importância da ética e o comprometimento dos conselheiros tutelares para com o desenvolvimento das atividades. “A tarefa é fazer com que as nossas crianças e os adolescentes sejam protegidas. Que a violência, a agressão, a fome e tudo aquilo que vai contra os direitos dos menores não aconteça. Mas, se acontecer, haverá uma equipe pronta e preparada para fazer valer seus direitos”, concluiu Roberto.

Os conselheiros tutelares desenvolvem várias habilidades, como a interação com indivíduos, famílias, organizações, poder público e a comunidade em geral. Tais atividades devem ser desenvolvidas livres de preconceitos, atitudes discriminatórias, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em defesa da população infantojuvenil. O mandato dos eleitos encerra-se no dia 31 de dezembro de 2019.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto e foto: Arlei Silveira

Ao todo serão confeccionados 6 bueiros em estradas do interior

Visando a melhoria das estradas vicinais do município, a prefeitura municipal de Dilermando de Aguiar está construindo vários bueiros nas estradas do interior do município. A obra, custeada com recursos da consulta popular de 2016, terá uma base de concreto e utilizará tubos de 800mm em uma extensão total de aproximadamente 10 metros de comprimento. Ao todo serão construídos 6 bueiros nas estradas do interior contemplando várias localidades.

De acordo com o prefeito municipal Claiton Ilha (MDB), que esteve verificando o andamento das obras do bueiro da localidade de Cerro da Porteirinha, o clima chuvoso dos últimos dias prejudicou o andamento das obras. "Os bueiros serão essenciais para o correto escoamento da água da chuva e para dar a condição de trafegabilidade no local evitando o alagamento e o acúmulo de água nas vias. Mesmo com as chuvas e a instabilidade dos últimos dias queremos entregar os bueiros prontos à comunidade dentro do prazo estabelecido", completou Claiton Ilha.

A empresa CS Terraplanagem, vencedora da licitação para a construção dos bueiros no município, segue realizando as obras de construção dos escoadouros. A Secretaria Municipal de Obras solicita aos motoristas que trafegam pelos trechos em obras que redobrem a atenção de vido aos desvios na pista durante o prazo de execução das obras.

A previsão de conclusão dos serviços é de no máximo 60 dias. Até o final deste ano a administração municipal, através da secretaria municipal de obras, planeja a construção de mais 50 bueiros utilizando recursos livres e mão de obra própria.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto e foto: Arlei Silveira/Divulgação/PMDA

Atendimento nos postos de saúde em Dilermando de Aguiar, durante a oficina, será em regime de plantão

Com o compromisso de fortalecer e melhorar os serviços de saúde prestados à comunidade dilermandense acontecerá, na próxima terça-feira, dia 17 de julho, em Dilermando de Aguiar, a 2° Oficina da Planificação da Atenção Básica. O projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde usa como método de trabalho 6 oficinas que acontecem primeiramente na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde em Santa Maria e conta com a participação de 3 facilitadores/tutores que, sequencialmente, realizarão, juntamente com todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Dilermando de Aguiar, a mesma oficina trabalhada em Santa Maria.

Após cada oficina, os trabalhadores e os gestores municipais participantes, desenvolvem atividades e ações estratégicas com o objetivo de aprimorar o processo de trabalho e de intervir na realidade local (dispersão). A tutoria acontece pelo acompanhamento semanal in loco nas Unidades Básicas de Saúde realizada pelo Tutor Municipal, com objetivo de observar os processos de trabalho, fluxos, protocolos, rotinas e estimular as mudanças necessárias no processo de trabalho de cada equipe.

Como é necessário a participação de todos os servidores da área de saúde, no dia 17 de julho, as duas unidades de saúde, a Central e de São José da Porteirinha, bem como a Secretaria Municipal de Saúde não atenderão ao público. O atendimento nos postos de saúde em Dilermando de Aguiar, tanto na sede quanto em São José da Porteirinha, durante a oficina, será em regime de plantão e os pacientes, em casos de urgência ou emergência, serão encaminhados ao pronto atendimento em São Pedro Do Sul. Para o atendimento, o paciente deve entrar em contato com o PLANTÃO pelo telefone: 055 9-9613-0553.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira

Para solicitar o documento é necessário a apresentação de certidão de nascimento ou de casamento

Garantir a identificação da população e a individualidade nos diversos atos da vida em sociedade. Com esta finalidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social proporciona aos cidadãos dilermandenses a emissão da Carteira de Identidade. Para solicitar a 1ª ou a 2ª via do documento o indivíduo deve comparecer no Postos de Identificação (PI) munidos de documentos exigidos e foto. O Posto funciona junto à Secretaria de Assistência Social.

Para emissão da primeira Carteira de Identidade é necessário levar uma foto 3x4, número do CPF, Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (original ou cópia autenticada em Cartório) e o comprovante de residência. Os documentos devem estar legíveis e em bom estado de conservação. Menores de até 16 anos só podem solicitar o documento acompanhados dos pais.

A 1ª via da Carteira de Identidade é gratuita já a 2ª via tem o custo de R$ 65,88 (sessenta e cinco reais). Os maiores de 65 anos e vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência) têm isenção na confecção do documento. O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro. O prazo para a entrega do documento é de aproximadamente 30 dias úteis após a solicitação.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo telefone: 55 3612-4246.

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Texto: Arlei Silveira
Foto: Arlei Silveira/Divulgação/PMDA

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