Neste domingo (5), o prefeito Jorginho Saidelles, acompanhado do vice-prefeito Marce-lo Dotto, do secretário de Obras Rodrigo Reis, do diretor de Comunicações Rodrigo Luis dos Santos e da primeira-dama Clarice Sarture, realizou uma vistoria nas estradas e cemitérios do interior do município de Dilermando de Aguiar.
Durante a manhã, foram identificadas diversas áreas com necessidade urgente de re-cuperação e empedramento, especialmente nas localidades de Sarandi, Alto da Boa Vista, Ramada, Banhados e Sotéia. O Cemitério de Sarandi também foi visitado, sendo constatada a necessidade de roçada e limpeza.
À tarde, o vice-prefeito, o secretário de Obras e o diretor de Comunicações estiveram nas localidades de Rincão do Pinheiro, Campo da Pedra, Capão Grande, Grápia, Cháca-ra e no Cemitério do Campo da Pedra.
A vistoria dá início a uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Obras, que co-meça nesta segunda-feira (6). Os trabalhos iniciarão na comunidade do Biscai e, nos dias seguintes, serão realizados no Cerro da Porteirinha, Picada do Gama, Sobradinho, Rincão dos Firminos, Sarandi, Alto da Boa Vista, Ramada e Banhadinho. Também serão realizadas roçadas e limpezas nos cemitérios de Sarandi e Campo da Pedra.
Ainda no período da tarde, foi realizada a manutenção na ponte que faz a divisa entre as localidades de Caixa D’Água e Cezar Pina. A ação contou com o apoio dos diretores de Serviços Rurais, Élton Rocha, e de Serviços Urbanos, Éder Corá.
A Prefeitura Municipal reafirma seu compromisso com a melhoria da infraestrutura rural, promovendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores de Diler-mando de Aguiar.
O Município de Dilermando de Aguiar, representado pelo Sr. José Claiton Sauzen Ilha, vem à público esclarecer e determinar o que segue:
Questionado por vários servidores públicos e com a anuência apresentada em manifestação formal editada pelo Sindicato dos Servidos Públicos Municipais, o município editou o Decreto n.º 111/2024 que transferia o feriado nacional comemorativo do Dia da Consciência Negra do dia 20/11 para o dia 23/12.
Esclarece o Gestor Municipal que a motivação para a edição do ato considerou, sobretudo, a manifestação do funcionalismo e que, em contrapartida à determinação do funcionamento da estrutura administrativa durante o feriado, havia o planejamento para a realização de atividades e abordagens temáticas voltadas à conscientização e educação da cultura racial.
Apesar de as atividades serem mantidas, a intenção da Administração era fomentar a reflexão da população à consciência racial, mediante ações públicas voltadas principalmente aos alunos da rede de ensino.
No início da noite deste dia19, o município recebeu intimação acerca de decisão proferida pelo juízo da Comarca de São Pedro do Sul, determinando a revogação do Decreto e ampla comunicação à população.
Assim, dando-se cumprimento ao teor da decisão, COMUNICA-SE A REVOGAÇÃO DO DECRETO MUNICIPAL N.º 111/2024, RESTABELECENDO-SE O FERIADO DO DIA 20/11/2024.
Esclarece o Gestor, ainda, que as declarações veiculadas em matéria jornalística foram apresentadas de forma descontextualizada, não refletindo, por absoluto, da forma como veiculadas, o seu posicionamento pessoal. As ações da Prefeitura voltadas para a conscientização étnico-racial sempre foram proativas, algumas inclusive reconhecidas pelos órgãos de controle externo.
O Prefeito entende que a realização de atividades temáticas, como a abordagem nas escolas, realização de palestras já programadas, teria maior alcance no aspecto da conscientização, porque percebe um comportamento social contemporâneo em que os feriados perderam o sentido quanto à sua significação e reflexão social.
Manifesta, outrossim, seu pedido de desculpas pelo eventual impacto negativo produzido em decorrência da interpretação equivocada dada a partir da sua fala, reforçando o seu compromisso de atuação não só como administrador público, mas também como cidadão, na busca pela garantia dos objetivos fundamentais da República, como a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais, assim como a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, preceitos contidos na Constituição Federal.
Att,
José Claiton Sauzem Ilha
Prefeito Municipal