Dilermando de Aguiar sedia 1º roteiro técnico sobre o cultivo da mandioca

Mais de 220 participantes acompanharam na tarde quente de quinta-feira, 19 de abril, o “I Roteiro Técnico Simanihot – Mandioca para Segurança Alimentar”, no município. Participaram do roteiro estudantes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui, do Instituto Federal Farroupilha (IFF), Campus São Vicente do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também prestigiaram o evento a gerente Regional de Santa Maria da Emater/RS Ascar, Regina Hernandes, o chefe do escritório municipal da Emater de Dilermando de Aguiar, Thiago Portella, e o prefeito municipal de Dilermando de Aguiar, Claiton Ilha (MDB).

A engenheira agrônoma, Luana Fernandes Tironi, pesquisadora e desenvolvedora do simulador de crescimento, desenvolvimento e produtividade da mandioca, denominado Simanihot, destacou a importância de reconhecer a produção da mandioca por sua finalidade de subsistência e, de forma especial, pelo seu potencial de geração de renda.

Em entrevista à Rádio Universidade AM, o prefeito falou da importância em incentivar e auxiliar o produtor do município desde o plantio até a venda do produto. "A nossa região é um grande mercado consumidor do produtor. Estamos viabilizando para que nossos produtores possam comercializar seus produtos em feiras da região", completou o prefeito.

O encontro aconteceu na propriedade de Vilson Staindorff, no Corredor dos Rochas, e contou com a presença de várias autoridades, produtores do município, extensionistas, consultores, estudantes e pesquisadores que compartilharam conhecimentos acerca do cultivo da mandioca.

O roteiro teve como objetivo contempar principalmente os produtores, contribuindo assim, além do aumento da renda, para proporcionar o cultivo de um produto de qualidade. O roteiro foi dividido em quatro estações que envolveram os níveis tecnológicos na cultura da mandioca, o manejo de plantas daninhas, a coleção de cultivares, e a segurança alimentar e a alimentação animal.

O roteiro foi uma realização da Equipe Simanihot e da Emater/RS-Ascar, através do escritório Municipal da Emater de Dilermando de Aguiar e do escritório Regional da Emater de Santa Maria, com apoio da administração municipal de Dilermando de Aguiar.

Texto e fotos: Arlei Silveira