Dilermando de Aguiar já superou 80% da meta de vacinação contra a gripe

Centenas de dilermandenses anteciparam-se e procuraram as unidades básicas de saúde para realizar a vacinação contra a gripe logo nos primeiros dias da campanha. Conforme a secretária municipal de saúde, Bárbara Leão de Brum, o município ainda não atingiu a meta de vacinação, 859 pessoas, e informa que ainda há doses disponíveis.

Dilermando de Aguiar já imunizou cerca de 700 pessoas o que representa 81,49% do total de dilermandenses integrantes dos chamados grupos de risco. Foram imunizadas 108 crianças (76.60%), 49 trabalhadores de saúde (81,67%), 16 gestantes (80%), 1 puérpera (33.33%), 488 idosos (82,43%) e 38 professores (88.37%). No sábado, dia 12 de maio, o "dia D" contra a gripe, a procura pelos pontos de vacinação surpreendeu positivamente as equipes da secretaria de saúde.

A campanha se estende até o dia 01 de junho e busca vacinar crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da área de saúde, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional. Os doentes acamados podem agendar a vacinação através do telefone da secretaria.

A secretária lembrou ainda que a campanha vai até o dia 01 de junho e que não haverá prorrogação de data. “Queremos chamar a atenção das gestantes, para se vacinarem, e das mães que têm filhos menores de cinco anos para levarem as crianças para receber as doses, pois temos um histórico de aplicação abaixo da meta destes grupos”, destacou Bárbara Brum.

Imunização:
A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Informações:
Secretaria Municipal de saúde - Rua Rio Branco, frente a praça Baltazar Borges Marinho ou através do telefone 3612-4246.

Prefeitura Municipal - Assessoria de Comunicação
Texto: Arlei Silveira