Secretaria Municipal de Assistência oferece a confecção de Carteira de Identidade

Para solicitar o documento é necessário a apresentação de certidão de nascimento ou de casamento

Garantir a identificação da população e a individualidade nos diversos atos da vida em sociedade. Com esta finalidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social proporciona aos cidadãos dilermandenses a emissão da Carteira de Identidade. Para solicitar a 1ª ou a 2ª via do documento o indivíduo deve comparecer no Postos de Identificação (PI) munidos de documentos exigidos e foto. O Posto funciona junto à Secretaria de Assistência Social.

Para emissão da primeira Carteira de Identidade é necessário levar uma foto 3x4, número do CPF, Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (original ou cópia autenticada em Cartório) e o comprovante de residência. Os documentos devem estar legíveis e em bom estado de conservação. Menores de até 16 anos só podem solicitar o documento acompanhados dos pais.

A 1ª via da Carteira de Identidade é gratuita já a 2ª via tem o custo de R$ 65,88 (sessenta e cinco reais). Os maiores de 65 anos e vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência) têm isenção na confecção do documento. O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro. O prazo para a entrega do documento é de aproximadamente 30 dias úteis após a solicitação.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo telefone: 55 3612-4246.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira