Dia de campo sobre Sistema Silvipastoril reuniu dezenas de pessoas em Dilermando de Aguiar

Representantes de várias cidades do RS estiveram presentes no evento

Um "Dia de Campo" sobre a Integração Pecuária e Floresta foi realizado na quarta-feira (08), em Dilermando de Aguiar. O evento ocorreu, na propriedade de Daniel Comasseto, na localidade do Caixa D’Água, interior do município. O encontro, organizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS e Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar, teve como objetivo a troca de ideias e a socialização de experiências entre os produtores do município e da região. Participaram do evento, técnicos, extensionistas, alunos universitários de cursos afins, o prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), e demais autoridades locais.

O encontro contou com as oficinas de:
Sistema Silvipastoril; Tecnologias para o melhoramento de campos nativos; Manejo de formigas cortadeiras; Gestão sustentável da Agricultura Familiar; e Serrarias Móveis para o desdobro de madeira.

O chefe do escritório local da Emater/RS, Thiago Portella, explica que o evento integra um trabalho intensificado para discussões pertinentes e contou com a presença e a parceria de técnicos da Emater/RS e de entidades parcerias. Durante o encontro foram demonstradas as ações desenvolvidas na propriedade do Sr. Daniel Comassetto e outras técnicas recomendadas para o aprimoramento de tecnologias e o melhoramento de campos nativos como: Ajuste de lotação; controle estratégico de plantas invasoras; correção da acidez do solo; fertilização, sobre-semeadura e diferimento de pastagem.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), AgroSanta Soluções Agrícolas e contou com a participação de profissionais da Emater/RS-Ascar, da Inspetoria Veterinária e da Secretaria Municipal de Agricultura para o desenvolvimento das atividades nas estações.

Assessoria de Comunicação -PMDA