Secretaria de educação de Dilermando de Aguiar realiza encontro com os professores da rede municipal de ensino

A formação continuada de professores deve ser um processo permanente de aperfeiçoamento e de renovação dos saberes necessários à atividade profissional. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo central assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos. Com este objetivo a secretaria municipal de educação de Dilermando de Aguiar realizou, na manha de sexta-feira, 26 de outubro, no anexo da câmara municipal de vereadores, um encontro com os professores da rede municipal de ensino. A atividade, um momento previsto dentro do quadro letivo das reuniões pedagógicas, estimulou os professores a repensarem na prática pedagógica exercida, diariamente, nas salas de aula.

Os professores foram recepcionados com um café da manhã e logo após ocorreu uma roda de conversa com o professor graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidad de Sevilla, em Sevilla, na Espanha, Celso Ilgo Henz. Atualmente o professor é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire", registrado junto à base do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pesquisador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Durante sua fala, o professor trabalhou com as vivências autotransformativas de cada professor.

Após a roda de conversa a psicóloga Danila de Lima ministrou uma palestra referente ao dia do professor demonstrando o quanto os professores da rede municipal são importante no município e o quanto a administração sente-se honrada em contar com o profissionalismo de cada um. O Prefeito Claiton Ilha (MDB) também esteve no evento e, preocupado com a qualidade da educação no município, tem proporcionado muitos momentos aos educadores. "Diante da nova função da educação infantil que hoje já não é somente política e social, mas também pedagógica esses encontros vêm alavancar e dar subsídios para que as práticas dos educadores em sala de aula venham a contento para que sejam trabalhadas as novas dinâmicas da educação infantil" destacou o prefeito municipal.

Ao final do evento a secretária municipal de educação, professora Marilei Oliveira, falou dos desafios encontrados pelos professores diante dos novos desafios que a educação infantil tem enfrentado e destacou a importância do encontro. "Estarmos reunidos e debatendo assuntos relativos à educação no dia a dia significa que o professor está alicerçado naquilo que ele põe em prática em sala de aula e que os educadores têm sempre que estarem se atualizando, pois as crianças de hoje não são as mesmas de ontem. A sociedade muda, os interesses mudam, as informações chegam mais rápido e nós precisamos estarmos atentos a todas estas mudanças e isso é possibilitado pela formação continuada”, concluiu Marilei.

Por: Arlei Silveira - Jornalista
Assessoria de Comunicação - PMDA